Simplificar faturas de cartão de crédito pode reduzir endividamento, diz BC

“Positive Banking” promove economia sustentável BNP Paribas Fortis

Por Leandro Seligmann, coordenador de iniciativas estratégicas da Qorus

A subsidiária belga do BNP Paribas adotou a abordagem de negócio ‘Positive Banking’, com o objetivo de fornecer serviços e soluções para melhorar a jornada dos seus clientes e, ao mesmo tempo, promover uma economia mais sustentável.

O BNP Paribas declarou, em 2019: “nosso negócio nos coloca no centro das questões individuais de nossos clientes, bem como de questões coletivas da sociedade … porque estamos em condições de unir esforços para inventar e implementar respostas concretas e positivas às questões sociais, desafios econômicos e ambientais.”

Como resultado, suas subsidiárias, principalmente o BNP Paribas Fortis, apoiaram prontamente várias iniciativas e projetos, ao longo dos últimos dois anos, voltados para vários temas socialmente impactantes, como transição energética, mobilidade urbana, redução da produção de carbono, IA e aprendizado de máquina. A subsidiária belga financiou, apenas em 2021, mais de 30 mil hipotecas verdes, emprestou 4,5 bilhões de euros para players ambientais “limpos” e assinou quase 10 mil contratos para carros com eficiência energética.

No entanto, talvez seja por meio de seus esforços de inclusão digital, que o BNP Paribas Fortis tenha se destacado em termos de impacto positivo. O banco estima que mais de um terço dos belgas estão ameaçados pela exclusão digital e, à luz dessa questão, a instituição se comprometeu formalmente a “dar ao maior número possível de belgas acesso ao mundo digital” e “promover mais inclusão digital”, “trabalhando em ações de conscientização” e realizando \’ações concretas que irão apoiar as pessoas na sua integração na sociedade digital no curto e longo prazos”. Além disso, a subsidiária se tornou signatária da Carta para a Inclusão Digital na Bélgica.

Diante destes compromissos, o BNP Paribas Fortis empreendeu grandes esforços em 2021 para prestar assistência ampliada aos clientes que pretendiam melhorar suas competências digitais – por meio de workshops digitais nas suas sucursais, vídeos educativos em suas redes sociais e um programa de Avaliação da Maturidade Digital para seus clientes. Para esses workshops, os instrutores enfatizaram que as sessões são organizadas para qualquer pessoa que precise delas, independentemente da sua idade, condição profissional ou nível de conhecimento digital.

Estas ações também estiveram presentes nas ofertas de serviços do banco. Para apoiar e estimular o empreendedorismo na Bélgica, o BNP Paribas Fortis lançou o Hello bank! Pro, serviço para autônomos e profissionais. A iniciativa permite que seus clientes solicitem um número de empresa e abram uma conta comercial online, bem como uma conta profissional gratuita em uma única operação. Para além da sua oferta bancária gratuita para profissionais e da sua solução para o início de atividade por conta própria, o Hello bank! também oferece acesso a uma série de produtos e serviços complementares para gerenciar a vida profissional à medida que as necessidades mudam.

Paralelamente ao estímulo ao empreendedorismo, o BNP Paribas Fortis pretende promover a inclusão digital e financeira, oferecendo serviços a clientes “iniciantes”. O banco lançou uma subsidiária do neobanco francês Nickel, em setembro de 2022, que oferece uma conta corrente que pode ser aberta em cinco minutos, sem requisitos de renda ou ativos, e sem possibilidade de cheque especial ou crédito. O Nickel tem como alvo principal clientes cujas necessidades podem ser totalmente atendidas por meio de produtos financeiros simples, como cartão bancário vinculado a uma única conta, e disponibilizado em parceria com livrarias. Segundo o diretor de operações da Nickel, “ao adotar uma linguagem casual, um tom descontraído e procedimentos simples, a fintech permite que todos entendam melhor o funcionamento de suas contas bancárias”.

Fonte: Qorus

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

A Qorus – antiga Efma – é  uma organização internacional que tem em seu portfólio mais de 6 mil estudos de casos de melhores práticas das instituições bancárias globais, compartilhados por uma rede que soma hoje 120 grupos financeiros de 133 países. Ela reúne seus membros num espaço virtual em que é possível ter acesso não apenas aos cases como às pesquisas inéditas realizadas com os parceiros e à visão de especialistas sobre as tendências do setor. A parceria para distribuição de conteúdo através dos canais da Cantarino Brasileiro objetiva aumentar sua visibilidade e adesão dentre as instituições financeiras no Brasil. Para saber mais, acesse o site.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top