Por Edilma Rodrigues
O Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – informa que o Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central, está disponível para os mais de 4,8 milhões de cooperados usarem o recurso a partir de 16 de novembro. O Sicoob está preparado e em dia com as etapas de homologação do Banco Central, sempre manifestando o seu apoio a esta iniciativa do regulador, benéfica para o cooperado e para toda a sociedade brasileira, assinala o diretor executivo de operações do centro cooperativo Sicoob, Marcos Vinicius Viana Borges.
As operações de teste do Pix têm início em 3 de novembro e, no dia 16, a plataforma entra em operação plena. Os pagamentos instantâneos do BC vão propiciar transações rápidas e seguras, entre diferentes instituições, financeiras e de pagamento (fintechs), que ocorrerão em até dez segundos, com disponibilidade em 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. A cooperativa salienta que o Pix vai impactar, principalmente, a forma como as pessoas e empresas realizam suas transações de pagamento e recebimento.
Borges explica que o projeto está em consonância com alguns dos principais pilares das cooperativas, como a inclusão e a justiça financeiras. O Pix vai romper barreiras e possibilitar a inclusão de um maior número de pessoas no sistema financeiro, integrando o pagador e o recebedor, sem intermediários, com custos menores para todos, afirma.
Recursos disponíveis aos cooperados
No Sicoob, explica a organização, o cooperado terá diversas opções para pagar com Pix. A primeira delas será apenas apontar a câmera do celular para o QR Code gerado pelo recebedor (ou link), completar com o valor, se for solicitado, e efetivar a transação. A segunda, com a inserção manual dos dados do recebedor no app Sicoob, semelhante com o que ocorre com a TED. Já a terceira será pela Chave Pix do recebedor, registrada numa base de endereçamento no Banco Central – neste caso, ela é utilizada quando o recebedor não quiser informar os dados da conta. A Chave Pix pode ser o número do celular, o e-mail, CPF/CNPJ ou EVP (Endereço Virtual de Pagamento, gerado aleatoriamente), conforme a escolha do recebedor.
O cooperado do Sicoob, na condição de recebedor, já pode indicar a sua intenção de cadastrar uma Chave Pix por meio de um hotsite disponibilizado nos principais canais digitais, como o App Sicoob e o internet banking. Com o Pix, os recursos serão disponibilizados imediatamente na conta do recebedor e a automatização e conciliação dos pagamentos serão facilitadas. Além disso, há maior rapidez de checkout, já que não é necessário passar um cartão ou conferir troco, por exemplo, na hora da compra. É um ótima novidade e oportunidade de redução de custos para o varejo brasileiro, sinaliza Borges.
Com informações da assessoria de imprensa