Por Edilma Rodrigues
O Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) registrou, no último ano, um crescimento de quase 84% na utilização dos seus canais de atendimento aos cooperados, avançando de 6 bilhões de transações processadas em 2020 para 11 bilhões em 2021. Os canais digitais foram responsáveis por mais de 92% de todas as transações realizadas, sendo que 78% foram feitas exclusivamente no app Sicoob, que permanece como o principal canal de relacionamento da organização. A abertura de contas pelo aplicativo também cresceu em um ritmo acelerado, três vezes maior que no ano anterior.
Para se ter uma ideia, apenas em 2021, foram lançadas 115 atualizações do app Sicoob com diversas novidades e inovações aos cooperados, com destaque para a contratação de seguro empresarial, aporte na previdência e simulação de operações do crédito imobiliário. Nos últimos três anos, a instituição investiu mais de R$ 900 milhões em tecnologia.
“O app Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos/serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira do mercado em qualidade com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e Play Store”, assinala o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior.
O Pix foi outro destaque no avanço digital do Sicoob: os pagamentos feitos nesta modalidade representaram 300 milhões de transações que totalizaram R$ 400 bilhões movimentados em 2021, alcançando um crescimento médio de 20% ao mês. Outra novidade oriunda do setor de pagamentos, o contactless – quando não há necessidade de inserir o cartão para realizar a compra na maquininha – ganhou espaço entre os cooperados do Sicoob. Somente em 2021, foram mais de 22 milhões de pagamentos realizados desta forma, movimentando mais de R$ 2 bilhões.
A cooperativa explica que 2021 foi o ano para preparar o alicerce para o Open Finance, que promete produzir a maior transformação no Sistema Financeiro Nacional dos últimos tempos. Por permitir criar novos produtos e serviços a partir do compartilhamento dos dados e de informações entre as instituições financeiras com consentimento dos clientes. “O Sicoob trabalhou no atendimento das quatro fases regulatórias definidas pelo Bacen e neste ano estão previstos lançamentos de diversas soluções, que visa aprimorar a experiência e atender as necessidades dos cooperados”, comenta Vilaça.
Alice fez 2,8 milhões de atendimentos
A assistente virtual do Sicoob, Alice, responsável por 2,8 milhões de atendimentos em 2021, apresentou 89% de retenção, sendo que apenas 11% das solicitações que recebeu tiveram transbordo para o atendimento humano. Além disso, a Alice, que faz uso de soluções de inteligência artificial, teve 97% de assertividade nas respostas dadas aos cooperados.
A tecnologia tem sido um dos pilares de transformação digital e inovação do Sistema, que vem investindo, em média nos últimos três anos, R$ 300 milhões por ano na sua estrutura tecnológica com o objetivo de habilitar o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar novos produtos, serviços e melhorar o atendimento aos cooperados.
Pioneirismo tecnológico
Em 2018 o Sicoob lançou o Portal do Desenvolvedor que permite a realização de testes, integrações e consumo das APIs pelo mercado. São mais de 140 interfaces de programação (APIs) disponíveis e consumidas pelos cooperados de todo o país, ganhando mais fluidez e agilidade na sua integração com o Sicoob. A instituição financeira também foi a primeira do segmento cooperativista a realizar a integração com o Gov.br, facilitando o acesso dos cooperados a mais de 4,9 mil serviços do governo federal, estados e municípios integrados à plataforma.
A Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob (SISBR) completou duas décadas em 2021 e chegou à marca de mais de 1 bilhão de transações nos canais de atendimento por mês, além de interligar mais de 3,7 mil pontos de atendimento em todas as unidades da federação e conectar os mais de 6 milhões de cooperados na busca da justiça financeira, prosperidade e desenvolvimento das comunidades.
Se em presença física a instituição financeira está em 2.064 localidades do país, por meio digital a presença já é em 5.304 municípios, ou seja, 95% de cobertura nacional.
Fonte: Sicoob
O crescimento e transformação da Sicoob vem sendo acompanhada e reconhecida pelo Prêmio Banking Transformation (antigo Prêmio Relatório Bancário). No ano passado, a cooperativa foi premiada na categoria Bancos, pilar Inclusão Financeira, com o case Sisbr 20 anos. Outros dois cases mereceram destaque ainda que não premiados: ATM Reciclador e Tempo de Valor.