Sicoob anuncia smart onboard e iniciação de pagamento por Pix

Sicoob anuncia smart onboard e iniciação de pagamento por Pix

Por Edilma Rodrigues

O Sicoob, presente no Open Finance desde as discussões iniciais, anuncia ferramentas alinhadas ao novo sistema, como a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), conhecida no mercado como smart onboard. Ainda como projeto piloto, o lançamento da solução deve acontecer nos próximos meses e, segundo a instituição cooperativa deve aportar benefícios à associação digital de novos cooperados. 

Com a funcionalidade, o usuário que quiser se associar e abrir uma conta no Sicoob poderá fazê-lo a partir do compartilhamento de dados de outras instituições financeiras. No App Sicoob, ele inicia o processo e informa seu CPF. Então, o app questiona se ele deseja abrir a sua conta via Open Finance ou preenchendo as informações de forma manual. Caso a utilização da nova ferramenta seja escolhida, será necessário um consentimento. Após a autorização, os dados do usuário serão recuperados automaticamente, permitindo uma adesão rápida, simplificada e segura. 

“Estamos com uma expectativa muito alta sobre o Open Finance, porque poderemos mostrar os diferenciais competitivos do cooperativismo financeiro de forma ágil e na palma da mão dos brasileiros. O Open Finance é uma alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras e a AIS será uma grande inovação”, explica o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior. 

De acordo com a instituição, ela foi pioneira no sistema cooperativista a se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) e, no próprio mercado financeiro, está entre as dez primeiras. Na prática, um ITP é responsável por iniciar o comando de um pagamento em outra instituição financeira para, assim, melhorar a experiência dos usuários nas movimentações financeiras entre diferentes instituições, gerando mais fluidez no processo de pagamento, tudo iniciado pelo App Sicoob.  

“Estamos testando o depósito via Pix. Por meio da nova funcionalidade, os cooperados poderão fazer o Pix para o Sicoob, de suas contas mantidas em outra instituição, de forma simples e segura por meio do App Sicoob”, comenta o superintendente de governança de TI e segurança cibernética da instituição cooperativa, Márcio Alexandre. 

O Sicoob conta que liberou o agregador de contas aos seus cooperados em maio de 2022. Esta ferramenta permite o acesso às informações bancárias de outras instituições em seu app, o que propicia aos clientes visualização simples de tudo o que receberam/gastaram, além de mais controle das suas finanças.

A instituição financeira cooperativa, que conta com mais de 6,5 milhões de cooperados, também programou para os próximos meses a liberação de novas funções do Agregador Financeiro, que vão permitir integrar informações de cartões e operações de crédito. 

Mesmo não sendo obrigatória a sua participação no Open Finance, o Sicoob informa que participa por acreditar que essa é mais uma ferramenta de democratização e crescimento do acesso a uma economia livre, dinâmica e mais digital no Brasil. Para Vilaça, a partir do momento em que o Sicoob aderiu ao movimento, passou a ter a oportunidade de acessar os dados de mais de 100 milhões de pessoas, número de consumidores vinculados ao mercado financeiro. “A decisão agora é do consumidor desses serviços, que escolhe com quem quer compartilhar suas informações”, finaliza. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top