Serviço de transferência na blockchain chega a clientes de cinco bancos

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Banrisul e Santander desenvolveram em conjunto um serviço de transferência, baseado em blockchain, para seus correntistas. “Os clientes das instituições poderão fazer transferências de recursos entre si, 24 horas por dia, incluindo fins de semana, com dinheiro caindo na conta em questão de minutos,” informa o Correio Braziliense.

 

Segundo o jornal, não será necessário um novo aplicativo. A ferramenta está disponível, por meio de atualização nos mobile banking já disponíveis. O cliente fará transferências seguras apenas selecionando o contato da agenda telefônica. O serviço dispensa ter que informar CPF, número do banco, agência e conta corrente, como normalmente acontece ao enviar um DOC ou TED.

 

O projeto, conhecido internamente pelos bancos como Sistema Financeiro Digital (SFD), vai permitir transferências de valores entre pessoas, serviço conhecido como peer-to-peer (P2P). A novidade é que os recursos transferidos não precisarão passar por custódia de uma terceira parte. Atualmente, quem recebe uma a transferência realizada na sexta-feira à noite, só recebe o dinheiro em conta na segunda-feira. No SFD o serviço estará disponível 24 horas, sete dias por semana.

 

Para eliminar o terceiro, os bancos usarão o sistema de registros por meio de uma rede privada de blockchain. O piloto do projeto será iniciado nos próximos meses, para em seguida, ser disponibilizado aos clientes. Segundo o Correio Braziliense, o projeto está pronto há algum tempo, mas os bancos foram pressionados pelas bandeiras de cartão para adiar o lançamento da ferramenta. Caso o serviço pegue e mais instituições financeiras façam adesão, o uso de cartões tende a diminuir,” finaliza.

 

Fonte: Correio Braziliense

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top