nota7

Serpro lança tecnologia de biometria facial baseada em algoritmo do MIT

A validação de identidade pela checagem facial já é realidade no país. O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, lançou em janeiro, uma API de biometria facial com a tecnologia, baseada no uso de um algoritmo licenciado pelo MIT.

Uma das características desse código é uma inteligência que o torna capaz de apreender a cada uso, chamada de “deep learning” ou “aprendizado por redes neurais”. Segundo a equipe de desenvolvimento da empresa, a opção pela base de avaliação ocorreu após uma bateria de testes que avaliaram esse algoritmo como o mais preciso de todo o mercado.

O serviço, que já foi adquirido por clientes da área financeira, está disponível para ser adaptado e incorporado às mais diversas soluções. A biometria facial aumenta substancialmente a segurança da verificação de identidade e contribui para evitar fraudes e garantir uma maior segurança aos usuários.

A tecnologia é oferecida pela empresa como uma das opções do produto Datavalid: uma ferramenta que evita fraudes cruzando e validando informações de cadastro. Além da novidade da identificação facial, o Datavalid já comparava analisava mais de vinte campos informações biográficas como CPF, data de nascimento e filiação.

A novidade é que agora um banco, por exemplo, pode utilizá-lo e, antes de fornecer um empréstimo, comparar automaticamente a foto do cliente com a base de dados do Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), que possui 68 milhões de fotos de motoristas. Isso além da análise de dados biográficos na base da Receita Federal, que inclui 220 milhões de CPF´s.

A comercialização do serviço pelo Serpro é feita por pacotes e os preços variam conforme a utilização mensal do cliente.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top