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Semana marca entrada em vigor na prática do crediário no cartão de crédito

Lançada oficialmente na semana passada como nova opção de parcelamento oferecida no mercado de meios eletrônicos de pagamento, o crediário no cartão de crédito estará disponível essa semana na grande maioria das empresas do setor.

De acordo com um cronograma divulgado pela Abecs, praticamente todas companhias que ainda não haviam aderido ao novo produto até o final de março, farão isso a partir desta semana.

Entre os emissores, o Carrefour e o Banco Santander haviam anunciado sua adesão para o domingo (31). Já o Banco Vontorantim teria se comprometido com o dia 1º e o Banco do Brasil, com o dia 4.

Outros, como Bradesco e Itaú já disponibilizavam a alternativa na própria semana do anúncio de sua criação. Na Caixa, isso só acontecerá em julho, e na Porto Seguro, somente em novembro. Entre as bandeiras e adquirentes, praticamente todas já trabalham com a novidade.

O funcionamento do produto estabelece que o emissor do cartão deve apresentar ao cliente até três opções de parcelamento, bem como os custos envolvidos na operação. Essas informações são definidas de acordo com a estratégia comercial de cada empresa, além do perfil de risco e relacionamento do cliente. Após escolher a opção que melhor se encaixa em seu orçamento, o consumidor digita a senha e conclui a transação.  

As parcelas do crediário são lançadas nas próximas faturas, conforme a opção contratada. A concessão dessa modalidade está atrelada ao limite de crédito do cartão, que é reestabelecido à medida que as prestações do crediário são quitadas.

Embora seja uma compra parcelada, com o crediário a loja recebe o valor da venda de forma antecipada, em até cinco dias. Essa alternativa reduz custos e amplia a competitividade do varejista, especialmente do pequeno estabelecimento comercial, que geralmente não conta com capital de giro para financiar suas vendas.

Uma vez que a loja recebe à vista, o consumidor pode ser beneficiado com descontos em relação ao preço a prazo. A prática é válida desde junho de 2017, a partir da edição da Lei 13.455, que autoriza o comércio a cobrar preços diferentes pelo mesmo produto ou serviço em função da forma de pagamento (à vista ou parcelado).

Para divulgar as principais características e funcionamento do novo crediário, a Abecs acaba de lançar uma campanha em formato de videoaulas. A princípio, a ação conta com dois vídeos, veiculados na internet, um voltado para os consumidores e outro dedicado a explicar a novidade aos estabelecimentos comerciais. Ambas as peças estão disponíveis no canal da Abecs no YouTube: www.youtube.com/abecsdicas.

Fonte: ABECS

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