nota7

Selo de segurança amplia transparência sobre proteção de dados para fintechs

O ecossistema fintech brasileiro ganhou na semana passada um instrumento que tem como objetivo trazer mais transparência sobre as ações de proteção de dados para startups do setor. Trata-se de um selo de segurança desenvolvido pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e pela IT2S Group.

O diretor de Regulação da Associação, Mathias Fischer, explica que o novo selo é muito importante para reduzir o atrito de conversão e mostrar para a população que as fintechs são empresas sérias, que estão preocupadas não só com a segurança dos dados, mas também com toda a parte regulatória e legal do mercado financeiro.

“O selo vem em linha com uma necessidade de mercado, de uma série de clientes que procuram o setor com uma demanda externa de empresas maiores, como bancos e investidores, que cobram esta adequação”, diz.

Uma reportagem publicada pelo portal InforChannel explica que o instrumento possui três níveis, sendo que no estágio inicial a startup se compromete a atender a todas as indicações do guia Fintech Segura, documento que contém todas as diretrizes de cibersegurança a serem seguidas assim como a lista das empresas já comprometidas com a questão. O material pode ser acessado em: fintechsegura.com.br

No segundo patamar, que será lançado em breve, a proposta é ter profissionais de segurança capacitados para realizar uma auditoria em cada fintech com o objetivo de identificar se ela realiza, de fato, todos os controles recomendados.

Finalmente, o terceiro nível é voltado para startups que já possuem certificação no mercado e, desta forma, podem atestar o cumprimento de boas práticas de segurança.

“Decidimos aproveitar a experiência do IT2S Group e fazer este lançamento de forma mais formal e estruturada, aplicando a bagagem e expertise que a empresa tem neste tema para auxiliar na criação do selo”, explica Fischer.

O diretor Executivo do IT2S Group, Leonardo Goldim, comenta que a ideia do selo surgiu há um ano, com base em uma experiência similar que teve na Cloud Security Alliance (CSA), organização da qual é membro e que utiliza este mesmo formato de certificação.

“Hoje, grande parte dos problemas de segurança ocorrem por falha no desenvolvimento, atividade fundamental em startups”, esclarece Goldim.

Fonte: https://inforchannel.com.br/abfintechs-e-it2s-group-lancam-selo-de-seguranca-para-fintechs/

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top