Crédito: Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no Brasil

Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro

por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no Brasil
Em um cenário marcado pelos avanços tecnológicos e pela crescente demanda dos usuários, destaco as seis principais tendências que moldarão o futuro do setor financeiro no Brasil em 2024.
A primeira é o open finance. As apostas para este ano estão voltadas para a experiência digital, o  que indica uma nova etapa de serviços ainda mais integrados com foco cada vez mais nos clientes.
A segunda é o Pix. O Banco Central já estabeleceu a data de lançamento de pelo menos uma novidade ainda este ano: o Pix automático, previsto para entrar em funcionamento em outubro.
Pagamentos e onboarding digital com biometria são outra tendência. Em ambos os casos, a biometria permite aumentar a eficiência operacional e ainda reduzir custos, já que com ela é possível automatizar e simplificar tarefas manuais e demoradas. 
O uso de machine learning e IA são a quarta tendência. Os bancos que ainda não estiverem desenvolvendo soluções com o uso dessas tecnologias ficarão pelo caminho, já que apenas no ano passado o uso da IA viabilizou aplicações jamais vistas até então. 
Com a disseminação do Pix e o estabelecimento do open finance, a cibersegurança torna-se ainda mais crucial e desponta como outra tendência de investimento. A biometria, o soft-token e as notificações push são opções que protegem os canais digitais, sem comprometer a experiência do usuário.
No final da lista de tendências está o Drex (real digital). Com lançamento previsto para os próximos anos, ele representa a digitalização da moeda brasileira, e sua implementação exigirá avanços significativos em segurança cibernética.

O futuro do digital banking no Brasil está intrinsecamente conectado às tecnologias emergentes e à capacidade de adaptação das instituições. E contar com soluções tecnológicas que capacitem as instituições financeiras a navegarem com sucesso pelas transformações digitais será vital para a permanência nesse mercado. 

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...
CANTAnews
O novo tipping point das instituições financeiras
por Paulo Marcelo, CEO da SolutisA inteligência artificial é um novo ponto de inflexão para...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top