Saque e Pague aprimora segurança e obtém 98% de sucesso na correção de servidores com Scala

Saque e Pague aprimora segurança e obtém 98% de sucesso na correção de servidores com Scala

Por Edilma Rodrigues

A Saque e Pague, plataforma de tecnologia detentora de uma rede com mais de 1,6 mil terminais de autoatendimento, reduziu o tempo de auditoria de itens de segurança e correção de todos os seus servidores, que levava horas, para minutos, com 98% de sucesso na primeira tentativa. O resultado foi possível com a implantação do BigFix, plataforma da Scala, empresa do Grupo Stefanini, que faz a distribuição de patches: programas que corrigem vulnerabilidades de segurança e geram relatórios em conformidade com várias auditorias.

A tecnologia da Scala passou a gerenciar e auditar itens de segurança nos servidores, espalhados nos dois datacenters próprios, um no Brasil e outro no México, de forma ágil e centralizada. Hoje a Saque e Pague controla a distribuição dos patches em mais de 200 servidores no Brasil, 50 no México e 250 desktops.

A solução da Scala também aumentou a eficiência e reduziu os custos, impulsionando o ROI em toda a empresa; com simplificação do gerenciamento de configuração e distribuição de software nos servidores e automação das correções para sistemas operacionais e aplicativos de terceiros, fornecendo recursos de correção offline, com altos índices de sucesso na primeira tentativa.

Internacionalização exigia atualização e gestão centralizadas

A Saque e Pague começou, em 2017, a sua internacionalização com uma operação no México. Com a estabilização do ambiente no País, a companhia precisava de agilidade para atender todas as normativas financeiras no Brasil, no México e nos novos países foco do seu processo de internacionalização. Em 2018, começou a busca por uma solução que, de forma centralizada, possibilitasse a distribuição das atualizações, principalmente dos sistemas operacionais, e a geração dos relatórios de auditoria, tais como PCI (Payment Card Industry).

O diretor de tecnologia da Scala, Filipe Cotait, conta que após a negociação e prova de conceito (POC), o projeto para a implantação do ambiente de servidores do Brasil e do México, com um console de gerenciamento centralizado pela equipe de segurança do Brasil, foi fechado. “Em maio de 2019, já com o ambiente de servidores totalmente em produção, ampliamos o escopo para mais 250 desktops,” acrescenta Cotait.

“Hoje, o ambiente está 100% ativado e é fundamental para automatizar as atividades com segurança e gerar, de forma rápida, uma visão consolidada e detalhada, dependendo das necessidades de cada auditoria,” salienta o responsável pela área de segurança da informação da Saque e Pague, Antônio Elcir Fonini.
Bigfix foi integrado às aplicações e servidores Red Hat
As empresas contam que o projeto apresentou muitos benefícios como o gerenciamento unificado da aplicação de patches em desktops Microsoft Windows e Red Hat Linux; visibilidade de como precisam ser aplicados em determinados dispositivos. Houve ainda redução dos ciclos de gerenciamento de patches, permitindo que a equipe de TI agendasse as correções conforme sua conveniência, enquanto monitora os resultados da implantação; indicação precisa e atualizada da aplicação contínua da solução nos servidores. E redução do esforço administrativo por meio das ações de automação.

“O ponto crucial da implementação foi a integração entre o Bigfix e as bases de patches Red Hat na nuvem e os servidores Red Hat Satellites. Com a plataforma, foi possível contar com recursos nativos de integração que acelerassem a implementação”, finaliza o diretor de tecnologia da Scala.

Com informações da assessoria de imprensa

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