Durante uma palestra realizada esta semana na Devcon2, pelo fundador da Ether.camp da Ethereum, Roman Mandeleil, foi divulgada a informação de que o grupo Santander está desenvolvendo um projeto que visa detectar de que maneira poderia digitalizar o dinheiro do cliente usando o blockchain público do Ethereum. De acordo com o Blog Guia do Bitcoin, a notícia foi confirmada por representantes do banco.
Em declarações, os representantes do Santander explicaram que o objetivo da instituição é abrir os seus fundos emitidos por bancos a uma comunidade de inovadores como uma maneira de obter eficiências adicionais por meio desta tecnlogia. A rede Ethereum tem um limite de mais de US$ 1 bilhão e quase 40.000 em transações diárias.
Mandeleil explicou que o projeto do Santander prevê como os clientes do banco poderiam converter o dinheiro de suas contas bancárias reais para uma moeda on-line ‘tokenizada’, o chamado ‘Cash ETH’, que seriam resgatáveis em papel-moeda. “Esses tokens são apoiados como dinheiro real pelo Santander. A qualquer momento você pode recuperá-los e obter seus dólares”, disse.
Representantes do Santander indicaram que o banco está agora tentando trabalhar com o Ether.camp para envolver outros parceiros bancários no projeto. Os dois parceiros também estão olhando para executar hackathons que visam o desenvolvimento de casos de uso em torno de micropagamentos. Em essência, o projeto visa vislumbrar um caminho para os bancos abrirem as suas ofertas de conta bancária para uma base de novas ideias e serviços transacionais.