1_santander

Santander inova com solução de crédito imobiliário e vê as simulações multiplicarem por cinco

O Santander Brasil desenvolveu plataforma para contratação de crédito, disponível em sua rede de agências e em seus canais web e mobile, que permite fazer todo processo de simulação, análise e contratação. Após dois meses da implantação do projeto “BPO – Crédito Imobiliário – Pessoa Física”, que ocorreu em julho de 2017, o novo canal digital quintuplicou a quantidade de simulações da rede, totalizando cerca de 3.100 simulações diárias. Na rede de agências, o aumento na simulação foi de 32%. Em termos de propostas consideradas com chance de se tornarem um “negócio real” para o banco, houve acréscimo de 90%.

Acessada pelo portal corporativo da rede de agências e disponível no APP Santander, na Apple Store e no Google Play, a nova ferramenta melhorou e ampliou a rede de atendimento, aumentou a receita, promoveu a usabilidade. E permitiu ao banco concorrer ao Prêmio Relatório Bancário 2017, nas categorias eficiência operacional, inovação em crédito e user experience.

O Santander explica que os dois principais objetivos do projeto eram incrementar a eficiência operacional e alavancar o produto Crédito Imobiliário. Além de posicioná-lo como promotor da virada do mercado de crédito imobiliário, aproveitando o período de retração do segmento para se antecipar e assumir uma forma mais competitiva, com pioneirismo.

Com o app o próprio cliente pode anexar a documentação necessária por meio dos canais. Outra vantagem é o acompanhamento da evolução das fases da proposta de crédito imobiliário, diretamente no APP Santander. Assim, clientes e não clientes podem fazer simulações, análises de crédito e obtenção da Carta de Crédito e, em menos de cinco minutos, é possível ter a aprovação do crédito imobiliário, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. “Este é o primeiro aplicativo on-line de Crédito Imobiliário disponibilizado para atender digitalmente os clientes, permitindo que realizem grande parte do processo no próprio app. Para correntistas, o acesso a este aplicativo é feito por meio do app Santander e para não-correntistas por meio do site corporativo,” explica o projeto.

Além disso, a solução traz um novo modelo de aplicação que permite ao gerente navegar de forma muito mais fluída, integrando-se automaticamente aos sistemas do banco e otimizando o processo de contratação do crédito imobiliário, com ganhos em eficiência e agilidade. A plataforma também permite a gestão dos processos e a criação de KPI’s de eficiência para conhecer os processos que envolvem o produto e as oportunidades de melhorias para eliminar desperdícios e alcançar o lucro esperado.

E reduz o prazo de 35 dias para 24 dias, da aprovação até a emissão do contrato. Vale lembrar que o crédito imobiliário envolve muitos processos e a atuação de diversas áreas. “Nossa aposta foi em uma plataforma que pudesse parametrizar os elementos necessários para cada etapa e que permitisse a comunicação ágil entre os envolvidos, seja por e-mail ou por SMS, para garantir rapidez nas ações necessárias para a evolução do processo,” assinala o projeto.

O Santander ressalta ainda que, em um produto em que as taxas são praticamente iguais entre os bancos, a tarefa de conquistar o cliente representa um grande desafio. “É preciso se reinventar para mudar o Market Share do produto. Para fazer a diferença, apostamos em uma ferramenta que se aproxima do cliente, conquistando-o pelo apelo digital e facilidade de acesso.”

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top