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Santander formaliza contratos de crédito consignado por SMS

Para simplificar e agilizar a logística de formalização de contratos de crédito consignado, anteriormente realizados com o envio de documentação física por motoboy, a Atento desenvolveu um fluxo de SMS para atender ao banco Santander. O patamar das integrações de vendas efetivadas saltou de 5% para 51%. Batizado de “Consignado Descomplicado”, o projeto concorre ao Prêmio Relatório Bancário 2017, nas categorias inovação em crédito e processos.

Aprovado pela área jurídica do Santander, o desenho desse fluxo de envio de SMS contempla as principais informações sobre o contrato, o que elimina o processo burocrático e gera mais credibilidade e confiança ao cliente final na efetivação do processo. O projeto tornou o banco pioneiro no segmento a atuar com o fluxo via SMS em substituição da proposta física.

O custo de conversão de vendas para a Atento se manteve o mesmo, entretanto, o banco teve economias decorrentes da automação de processo em substituição à contratação de motoboy. Além disso, esse fluxo pode ser implementado em operações de crédito consignado no Brasil e nos demais países, observando a legislação vigente. O custo está relacionado ao envio de SMS e licença para uso da plataforma. Houve também aumento do volume total de vendas efetivadas/mês de 62 para 633; incremento da receita média por conversão de R$25,00 para R$256,00; aumento do faturamento total de R$ 31.680,00 para R$ 318.000,00 e do ROI de – R$ 48.000,00 para R$ 13.000,00.

Para projetar o fluxo, foram considerados análise do processo e motivos de cancelamento decorrentes da formalização física por meio de envio do motoboy (tempo de formalização de contrato, nível de confiança, motivos de não adesão/formalização do contrato). Desenho embasado nas regras de negócio do Banco Santander com a aprovação do departamento jurídico; homologação da ferramenta utilizada para disparo de SMS pelo Banco Santander e envio de SMS 2 WAY para formalização do contrato.

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