5_santander_devops

Santander aposta em DevSecOps para quebrar ‘silos’

O Santander automatizou, desde abril de 2016, o ciclo de desenvolvimento de sistemas, com a metodologia DevSecOps, que combina abordagens tradicionais do DevOps com práticas de segurança mais fortemente construídas desde a construção até entrega do software. Anteriormente, toda intervenção era feita manualmente por um ou vários colaboradores. Com a automação, além de agilizar as entregas, o banco reduziu gaps e assegurou mais sinergia entre os times de desenvolvimento e de operações (infraestrutura). Segundo a instituição, o objetivo da iniciativa DevSecOps foi o de quebrar os “silos” e melhorar os processos, acelerar as entregas em produção, com elevado grau de qualidade.

O projeto agrupou tecnologias específicas em: análise do código em relação à vulnerabilidade/segurança (SAST+DAST), complexidade, análise ciclomática e de qualidade; testes unitários e automatizados (regressivos e visuais); criação de estrutura de dados. Bem como HUB de Serviços; controle de obsolescência, de monitoramento e de tagueamento e builds, empacotamento e deploy.

Atualmente, 93% dos projeto de canais usam o DevSecOps, o que, aliado à prática Ágil, também adotada pelo Santander em 100% desses projetos, auxilia na ampliação da competitividade, sendo “estratégica e vencedora na visão do Banco Santander Brasil,” informa a instituição.

Além disso, para apoiar os times, o Santander criou um modelo de Maturidade avançado, com um auto avaliação mensal para identificar como evolui a aderência em relação ao DevOps, à Qualidade, à Governança e à Arquitetura estabelecidos no Ágil do Santander. Essa avaliação traz perguntas objetivas que podem ser respondidas apenas com “Sim” ou “Não”. Cada resposta negativa exige a criação de um plano de ação.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top