Crédito de: freepik.com

Saneamento se integra ao Cadastro Positivo, com potencial de adicionar 50 mil de registros

Após o êxito na inclusão de instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, o segmento é a nova fronteira do Cadastro Positivo
Evoluindo em ritmo acelerado desde sua implementação, o Cadastro Positivo dá início à sua quarta etapa, acolhendo os dados dos consumidores das empresas de saneamento. Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o setor pode acrescentar aproximadamente 50 milhões de registros à base de dados.
A inclusão de informações de variados setores, como telecomunicações e serviços públicos, amplia a visibilidade creditícia e promove a inclusão financeira. Nesse contexto, a integração do setor de saneamento é estratégica para expandir os benefícios do crédito aos seus clientes e aos municípios atendidos.
Para envolver as empresas de saneamento, a ANBC, representante dos birôs de crédito responsáveis pelo Cadastro Positivo, está promovendo uma série de iniciativas com concessionárias, associações e governos. A associação tem visitado os estados, realizando encontros com representantes governamentais e de áreas jurídicas, financeiras e de tecnologia das empresas do setor, para esclarecer sobre o programa e seus benefícios. Adicionalmente, a entidade apoiou a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, o principal evento do segmento na América Latina, sediado em São Paulo.
“Dada sua ampla abrangência, o setor tem potencial para ampliar o acesso ao crédito, diminuir a inadimplência e promover a inclusão financeira de seus consumidores”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC. “Nossa missão tem sido evidenciar como essa integração pode alavancar a economia local, o desenvolvimento regional e o bem-estar social. Para as empresas, a adesão ao Cadastro Positivo pode, entre outros benefícios, promover a imagem e aprimorar seu indicador ESG por meio do aumento da nota S”.
O principal objetivo do Cadastro Positivo é auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Ele permite que financiadores tenham uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos dos solicitantes – sejam eles individuais ou corporativos – possibilitando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil.
O potencial do Cadastro Positivo e outros dados alternativos para promover o crédito inclusivo foi discutido a fundo por profissionais no painel do Fórum Banking Anywhere. Ouça no CANTAcast a discussão completa!
(Fonte: Associação Nacional dos Bureaus de Crédito – ANBC)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
“Dinheiro em espécie ainda é a base das transações no Brasil”, diz diretora de Administração do BC
Segundo Carolina de Assis Barros, mesmo com inovações com o Pix brasileiro ainda recebe e...
TOP 6
Clara lança conta PJ e prevê mais do que dobrar base de clientes no Brasil
A solução chega ao mercado pouco mais de três meses depois que a fintech recebeu...
TOP 6
Transfeera recebe autorização para operar como Instituição de Pagamento
Com a autorização do Banco Central, fintech poderá aprimorar seus produtos e operar com mais...
TOP 6
Em parceria, First Tech e Thales lançam solução Cloud HSM para modernizar infraestruturas de pagamentos
Serviço por assinatura permite rápida ativação e fácil integração em ambientes de processamento de transações...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top