Em coletiva de imprensa realizada ontem, 07/10, em São Paulo, a Samsung Brasil informou que o sistema de pagamentos Samsung Pay pode ser lançado oficialmente no país em janeiro de 2016. De acordo com informações do site www.androidpit.com.br, o diretor sênior de produtos da empresa sul-coreana Roberto Soboll declarou que ainda não existe a definição sobre uma data específica, mas o primeiro mês do próximo ano pode realmente ser escolhido.
Segundo a publicação, a Samsung revelou que já está em fase de negociação com American Express, MasterCard, Visa e Elo, entre outras. Além dessas empresas, bancos e instituições financeiras precisam estar em acordo com a Samsung, para que seus respectivos clientes migrem para a plataforma de pagamentos móveis, o que inclui diversos estabelecimentos, como varejistas e redes de supermercados.
O Samsung Pay é compatível com a tecnologia de magnetismo presente em todos os cartões bancários, sejam eles com a função de débito ou crédito. A plataforma da Samsung também está habilitada para funcionar em máquinas com NFC. Assim, a parte mais burocrática da vinda do serviço ao Brasil está ligada à adesão de instituições bancárias e lojas, visto que, teoricamente, o custo em substituição de equipamentos e máquinas é relativamente baixo.
Para utilização do serviço é cobrada uma taxa por transação efetuada que, em muitos países como os Estados unidos e Coreia, é definida pelo banco ou instituição responsável pelo cartão do usuário.