Uma nota publicada por uma empresa de investimento em bitcoin, liderada por dois ex-executivos do JPMorgan, provocou grande otimismo para os entusiastas da nova tecnologia. O texto sugeria que a saída do Reino Unido da União Europeia poderia levar à queda definitiva do euro, aumentando assim o valor da moeda digital.
Segundo o site www.coindesk.com, os comentários foram feitos na sequência da apreciação positiva no preço do bitcoin após o Reino Unido ter anunciado que iria abandonar a União Europeia na semana passada. Na opinião dos observadores do mercado, o evento permitiu que a moeda digital não-governamental pudesse revelar suas vantagens como um hedge em momentos de incerteza com as moedas tradicionais.
Como resultado deste evento, o proprietário do Fundo de Investimento Bitcoin Advisors (Global GABI) e ex-JPMorgan, Russell Newton, escreveu em um e-mail para os investidores que eles devem começar a se preparar para a morte definitiva da moeda euro.
Newton teria definido o sistema financeiro tradicional como ineficiente e excessivamente regulamentado, apontando para o sucesso do Facebook e Amazon como razões para ser otimista sobre uma nova plataforma de tecnologia que poderia perturbar os mercados financeiros.
Newton passou a expectativa de que o preço do bitcoin vai permanecer robusto em julho, e provavelmente vai se tornar parte de um ecossistema de soluções baseadas em blockchain.