Robô inteligente renegocia mais de R$ 7 milhões em dívidas por WhatsApp

Robô inteligente renegocia mais de R$ 7 milhões em dívidas

Por Edilma Rodrigues

O Banco do Brasil lançou no início de agosto um assistente virtual que renegocia dívidas de seus clientes por meio de API do WhatsApp Business. A solução, que segundo o BB é inédita no mercado financeiro nacional, usa inteligência artificial e contabiliza mais de R$ 7 milhões renegociados, desde que entrou em funcionamento pleno. Sem necessidade de acionar atendente, cerca de 800 acordos de clientes Pessoas Físicas foram firmados exclusivamente por meio do assistente virtual.

O diretor de reestruturação de ativos operacionais, Ronaldo Ferreira, explica que a ferramenta está disponível para os clientes que estão com pagamentos em atraso e entram em contato com o BB pelo WhatsApp. “Usando inteligência artificial e um fluxo simples e intuitivo, a solução possibilita a renegociação de operações de até R$ 1 milhão. Se o cliente for público-alvo, serão ofertadas três opções para solução de sua dívida, menciona Ferreira.

Atendimento por WhatsApp atende quase 5 mi de pessoas
O banco assinala que o volume operacionalizado pela ferramenta, em poucos dias, também decorre do uso mais intensivo de soluções móveis de atendimento bancário, nesse período de pandemia e restrições de mobilidade. Entre abril e agosto, por exemplo, destacamos o atendimento via WhatsApp que apresentou aumentos expressivos, com quase 5 milhões de pessoas atendidas pelo canal. Agora, o BB é o primeiro banco do país a oferecer mais essa possibilidade, do assistente virtual para renegociação, e com ele, temos expectativa de renegociar mais de R$ 100 milhões, até o fim do ano, completa Paula Sayão, diretora de negócios digitais.
 
Para utilizar a funcionalidade, basta que o cliente acesse o WhatsApp do BB, pelo número (61) 4004-0001, converse com o assistente virtual sobre renegociação de dívidas, ou envie a palavra #renegocie. Em seguida, o assistente virtual identifica quais ofertas de renegociação estão disponíveis para esse cliente e, ao escolher uma delas, o cliente já fecha o negócio e recebe o boleto no próprio WhatsApp. Durante o processo, há a opção de pedir para conversar com um atendente.
 
Para usar a solução, o dispositivo móvel do cliente deve estar liberado para transações pelo WhatsApp.
 
A ferramenta permite ainda cancelar acordo realizado, emitir segunda via de boleto de renegociação e liquidar acordos de forma antecipada.

Com informações da assessoria de imprensa

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