Retorno sobre o patrimônio dos três maiores bancos do Brasil supera o índice norte-americano

Um levantamento feito pela Economatica, provedora de informações financeiras, revelou que os três maiores bancos brasileiros de capital aberto, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco se mostraram mais rentáveis do que os bancos norte-americanos com ativos acima de US$ 100 bilhões.

Segundo o estudo, a mediana do Retorno sobre o Patrimônio (ROE) de Itaú, Bradesco e Banco do Brasil ficou em 20,26% no terceiro trimestre de 2015. Já o ROE dos grandes bancos dos EUA no mesmo período ficou em 8,37%, ou seja, uma rentabilidade 142% melhor para as instituições nacionais. A Economatica explica em matéria publicada pela revista Época Negócios que logo após a crise imobiliária que atingiu os bancos norte-americanos, a mediana do ROE ficou na casa dos 9%, enquanto os bancos brasileiros ficaram no patamar de 20%.

A análise do ROE do setor bancário foi feita observando números desde dezembro de 2002 até os últimos dados disponíveis de 2015.  Em seu melhor momento, no início de 2002, os bancos americanos tiveram rentabilidade de 18,20%, resultado abaixo do pior ROE registrado pelos bancos brasileiros, de 18,71%, no ano passado. O pior momento nos EUA foi registrado no início de 2009, em meio à crise imobiliária, quando o ROE ficou negativo em 3,06%, período em que as instituições brasileiras registraram rentabilidade de cerca de 20%.

O estudo também mostrou que a mediana do setor bancário ainda é superior à do setor não financeiro, porém a diferença diminuiu nos últimos anos. No terceiro trimestre de 2015, a mediana do ROE dos bancos brasileiros foi de 7,62% contra 5,81% do setor não financeiro.

No último trimestre, as empresas de capital aberto que tiveram o melhor ROE foram Natura (65%), Braskem (59%), BB Seguridade (56%) e Cielo (52%).

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top