Retenção de talentos é maior desafio das fintechs

Amadurecimento do ecossistema, ganho de credibilidade e interseções com indústrias não financeiras estão entre as principais tendências pela EasyCredito, com apoio da Google Campus e da Cantarino Brasileiro. O evento reuniu mais de 50 líderes de fintechs de todo o país, para discussão de oportunidades e desafios.

“Em 2016, vimos um fortalecimento do ecossistema de fintechs e a inclusão de novos agentes nesse mercado. Mais do que afetar a indústria financeira, esse movimento transforma as relações financeiras”, define Marcelo Bradaschia, do FintechLab.

Conforme o Radar FintechLab 2017, as aplicações voltadas a pagamentos predominam, seguidas das ferramentas de gestão financeira. “O mercado cresce nos segmentos com pouca regulação ou com regulação flexível”, observa Marcos Ramos, diretor da EasyCrédito. “Vemos a “financeirização” de outros segmentos. Empresas de setores como telecomunicações ou transporte podem passar a oferecer serviços financeiros, sem precisar prover toda a oferta de um banco”, acrescenta. “A beleza está em inserir as transações financeiras no contexto da venda ou da prestação de serviço”, resume Marcelo Bradaschia. “Essa especialização e foco marcam a forma com que as fintechs crescem. Começam fazendo muito bem determinado serviço e com isso ganham confiança do cliente, abrindo mais oportunidades”, complementa Felipe Sotto-Maior, da Vérios.

A rotatividade de profissionais é o maior risco de mortalidade para as fintechs, maior ainda do que a falta de liquidez. “Mesmo com crescimento acelerado, as empresas não têm estrutura para montar planos de carreira. Vemos hoje multinacionais montando equipes e departamentos com gente revelada nas fintechs” diz Patrick Negri, da Iugu. A originalidade da estratégia de cada fintech dificulta ainda mais a continuidade com a substituição de profissionais. Manuela Gomes, coordenadora do Campus São Paulo da Google, nota que à medida que se criam serviços e processos que ninguém fazia antes, sem estrutura (e tempo) de documentação, a retenção de conhecimento fica comprometida.

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