Relatório Mundial revela que pagamentos sem dinheiro no Brasil cresceram mais rapidamente do que a média global

O Relatório Mundial sobre Pagamentos 2015, desenvolvido pela Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e do Banco Real da Escócia (RBS) foi publicado nesta semana e revelou que o Brasil registrou um dos mais altos índices de crescimento da utilização de meios eletrônicos de pagamento  do mundo nos últimos anos .

Segundo o levantamento, no geral, considerando os números de 2014, a expectativa é de que as transações que não usam o dinheiro tenham crescido 8,9%, atingindo uma alta recorde de 389,7 bilhões de transações, o que representa um aumento em relação aos 7,6% registrados em 2013. Quando se observa os resultados brasileiros com os mesmos critérios, a constatação é de que estes tipos de operações aumentaram a uma taxa anual média de 9,1% (no período de 2009 a 2013) e foram impulsionadas principalmente pela evolução das compras baseadas em cartões (débito e crédito).

O estudo afirma que o Brasil é o 3º no ranking mundial e que fatores como as mudanças demográficas, a maior renda disponível e o aumento das compras online suportaram o crescimento nas transações de cartões de débito e crédito no país. Com isso, a emissão de cheques apresentou queda de 7,8% no mesmo período.

No âmbito global, o relatório afirma que impulsionado por uma combinação de fatores, inclusive o forte crescimento do volume de transações sem dinheiro nos mercados emergentes da Ásia e a ampla adoção de pagamentos móveis nos mercados maduros, o número de transações sem dinheiro cresceu mais rapidamente do que o PIB em todas as regiões em 2013. Em 2014, estima-se que o crescimento foi causado pela recuperação econômica contínua dos mercados desenvolvidos, a rápida expansão da China, a adoção da tecnologia móvel e sem fio e a migração para esquemas de pagamento imediato.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top