Relatório de GSMA revela que o dinheiro móvel gera crescimento econômico nos mercados emergentes

A GSMA apresentou na terça-feira (28) seu sexto ‘Relatório do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel’ que trouxe como uma das principais revelações a existência de mais de meio bilhão de contas de dinheiro móvel registradas globalmente no final de 2016. O estudo analisa uma década inteira do uso deste instrumento, desde o lançamento pioneiro da M-Pesa no Quênia, primeira a demonstrar o potencial da tecnologia móvel na transformação do acesso aos serviços financeiros. Atualmente o serviço é realizado em 92 países.

O Relatório afirma que o dinheiro móvel é um dos principais motores do crescimento econômico nos mercados emergentes, especialmente através da formalização dos pagamentos, do aumento da transparência e do aumento do PIB. Os provedores de dinheiro móvel estão na vanguarda dos serviços de pagamento em muitas economias de mercado emergentes. Somente em dezembro de 2016, a indústria processou 1,3 bilhão de transações, com média de 30 mil transações por minuto.

Dar às pessoas carentes acesso aos pagamentos digitais aumentou a inclusão financeira de centenas de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento e permitiu que elas estivessem mais seguras e mais capacitadas e fossem contribuintes mais ativos para as comunidades locais, disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA.

A pesquisa mostra ainda que quase 174 milhões de contas estão ativas (em uma base de 90 dias). Existem 35 serviços de dinheiro móvel com mais de um milhão de contas ativas. Em 30 países existem 10 vezes mais agentes ativos de dinheiro móvel do que agências bancárias. Com 277 serviços em tempo real em 92 países, o dinheiro móvel está disponível agora em 66% dos mercados de baixa e média rendas.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top