nota6

Relatório aponta startup brasileira entre as 15 melhores em reconhecimento facial

Relatório do governo americano, que avalia empresas fornecedoras de tecnologia de reconhecimento facial, traz a brasileira Saffe Payments entre as 15 melhores do planeta. O ranking, conduzido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), mostra indicativos de como ferramentas que utilizam inteligência artificial (IA) estão sendo cada vez mais usadas em todo o mundo.

Fundada em 2015 por André Coelho e Giovani Chiachia, a startup criou solução para reconhecimento de faces em dispositivos móveis com prova de vida (liveness detection), que detecta quando tentam enganar os aparelhos com o uso de fotos ou vídeos, especialmente em mecanismos para a realização de pagamentos por meio de dispositivos móveis. Em um de nossos fluxos de autenticação de pagamentos, não é preciso um cartão, celular, pulseira, nada além da sua presença e a senha na hora da compra. No parque, na praia, em eventos, qualquer lugar, se o comerciante e comprador usam nosso serviço, este pode pagar sem nada, apenas com seu rosto, completa o CEO André Coelho.

No Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibiliza desde 2018 aos comerciantes um sistema capaz de registrar traços faciais e validar a identidade do comprador. Os dados serão armazenados no banco de dados do SPC, junto de informações adicionais que ainda auxiliam na prevenção de fraudes, o mesmo campo em que a tecnologia da Saffe é aplicada.

O modelo que está em processo final para ser patenteado no Brasil, ganhou também reconhecimento como um dos destaques no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), uma iniciativa conjunta do Banco Central do Brasil e da Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac). A Saffe ainda participa do Hubble, um programa de tração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG e LM Ventures, do qual recebe apoio em operações e captação de clientes.

A startup informa ainda que está em negociações e testes com empresas-chave no setor de pagamentos no Brasil, Colômbia e países europeus, e com as principais bandeiras de cartão de crédito. Como exemplo de aplicação em outros setores, a solução está em fase de testes e integração com uma importante autarquia provedora de tecnologia para governos. O objetivo, explica nota da empresa, é oferecer soluções de autenticação segura e conveniente para servidores e cidadãos.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top