nota5

Regulação, investimento e segurança estão entre principais obstáculos para crescimento das fintechs

A Infiniti Research, empresa especializada em inteligência de mercado que estuda diversos segmento em mais de 100 países, divulgou na semana passada a conclusão de seu mais recente artigo sobre a indústria de fintech. O trabalho examina alguns dos desafios complexos que as startups financeiras devem resolver para prosperar a longo prazo.

De acordo com o portal Business News Wire, uma das principais constatações se refere ao fato de as fintechs terem passado rapidamente de suas ofertas inicialmente modestas em operações administrativas para áreas como comércio, investimento e banco de varejo, emergindo como concorrentes diretos de outros players do setor bancário. 

Com isso, elas agora se deparam com obstáculos como: 

  • Restrições regulatórias

O documento afirma que a indústria de fintech é bem diferente da configuração bancária tradicional. Ele alerta que essas empresas muitas vezes desconhecem quais reguladores e órgãos de administração precisam aderir. Isso significa que essas iniciativas geralmente nem estão cientes dos regulamentos que devem cumprir. Esse problema pode resultar em atrasos na obtenção da licença no prazo. Além disso, a possibilidade de serem punidas com pesadas multas também é alta.

  • Dificuldade em atrair investidores

O artigo comenta que as fintechs obtiveram um sucesso fenomenal na captação de recursos até 2016. No entanto, a partir do segundo trimestre de 2016, essa tendência mostrou uma grande queda. Isso ocorreu principalmente porque os bancos e outras instituições financeiras iniciaram suas próprias operações fintech e reduziram a dependência de empresas fintech.

  • Compreensão limitada

Outro apontamento apresentado é que há muitos mal-entendidos nos procedimentos exatos que devem ser seguidos no setor de fintech. Além disso, o público em geral tem seu ceticismo em contar com empresas de tecnologia financeira em vez de bancos tradicionais. A revolução das fintechs tem o potencial de atrapalhar o setor financeiro, mas até que mais pessoas sejam informadas sobre as fintechs, alguns dos equívocos restringirão as empresas do setor de realizarem todo o seu potencial.

  • Desafios de segurança

Com as fintechs, uma infinidade de dados ficou disponível em formatos digitais, o que facilita a análise e a geração de insights, mas ao mesmo tempo também os torna mais suscetíveis a violações de segurança. Esse é um dos principais fatores que impulsionam os céticos a não confiar nas empresas fintechs.

Fonte: https://www.businesswire.com/news/home/20191120005578/en/Fintechs-Prepared-Overcome-Critical-Industry-Challenges-Infiniti%E2%80%99s

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top