nota7

Regulação do bitcoin avança em alguns países enquanto outros o proíbem

Enquanto países como China, Venezuela e Singapura tentam bloquear o crescimento das criptomoedas, outros como Japão, Suíça e Brasil avançam nas regulamentações.
Com o crescimento da adoção do bitcoin no mundo, diversos governos e instituições passaram a pensar em formas de como controlar o uso das moedas digitais. Alguns países se destacaram nos últimos meses.

China – O governo encaminhou um documento para as corretoras de moedas digitais do país formalizando a suspensão das negociações do bitcoin e de outras moedas digitais na China. Essa ação gerou impacto no mercado mundial, mas foi menor do que se esperava.

Venezuela – Desde o início do ano, há rumores de que o governo venezuelano esteja bloqueando o uso de bitcoins e sua mineração. Porém, a população continua fazendo uso da moeda, que tem se tornado uma alternativa para a negociação das necessidades básicas, como alimentos.

Cingapura – A autoridade monetária de Cingapura (MAS) divulgou que vai formalizar a negociação de criptomoedas sob a regulamentação de valores mobiliários do país. Porém, em setembro, bancos locais encerraram as contas bancárias de todas as corretoras de moedas digitais e startups de blockchain do país.

Japão – O país regulamentou o bitcoin em 1 de maio de 2017 e segue firme na implementação. A FSA (agência fiscalizadora de serviços financeiros) já liberou licença de operação para 11 Exchanges em setembro.

Suíça – Mantém sua regulação mais branda, estimulando a experimentação e inovação pelas fintechs. Também incentivam que empresas possam fazer operações semelhantes a crowdfundings, com a tecnologia das moedas digitais. Esse tipo de operação é conhecido como ICO (Initial Coin Offers) e já captou dois bilhões de dólares em 2017.

Brasil – Continua com o projeto de lei que discute a regulação do bitcoin e outras moedas digitais, juntamente com programas de pontos de milhagem.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top