nota7

Regulação das fintechs de crédito deve pressionar bancos a reduzir juros

A tão esperada regulação das fintechs de crédito pelo Banco Central, anunciada no dia 26 de abril, foi um passo importante para o ecossistema financeiro brasileiro como um todo, assim como para as próprias fintechs que, agora, passam a ter maior segurança jurídica. O objetivo do Bacen com a regulamentação é permitir que as fintechs possam ajudar a aumentar a concorrência em um setor altamente concentrado no Brasil, onde os quatro maiores bancos detém 78% dos empréstimos. A expectativa do setor é que os juros praticados pelos grandes bancos também caia. 

Com aplicação imediata, a nova regra anunciada pelo Conselho Monetário Nacional do Banco Central  determina que, em resumo, as fintechs poderão atuar em duas modalidades, como Sociedade de Crédito Direto (SCD), realizando operações com recursos próprios; ou como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), voltada à intermediação financeira no modelo conhecido como peer-to-peer.

“As fintechs vêm muito para contribuir com a sociedade, porque existe uma grande possibilidade de redução de juros, de aumentar a transparência e diversificar os serviços financeiros. O Brasil tem um mercado financeiro muito relevante, mas que pode se desenvolver muito mais pela tecnologia”,  ressalta Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central.

A partir de agora, as fintechs, que atuavam como correspondentes bancários na oferta de crédito, podem eliminar o intermediário e com isso reduzir custos de operação.  Em contrapartida, elas terão de atender a requisitos operacionais e proporcionais compatíveis com o seu porte e perfil.

A cibersegurança também foi levantada na resolução. O CMN determinou que as empresas em questão terão de implementar uma política de cibersegurança até 6 de maio de 2019.

*Com informações do IDGNow

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top