Por Edilma Rodrigues
Nesta quinta-feira (20) começam a ser produzidas as primeiras unidades do
As primeiras unidades do Real Digital, moeda digital de banco central (CBDC), começaram a ser produzidas, nesta quinta-feira (20). A notícia, que circulou a partir da reportagem de Ronaldo Lemos, para o jornal Folha de S. Paulo, foi confirmada pelo BC por e-mail que informou: “A iniciativa do Real Digital se encontra em uma fase inicial de testes, denominada LIFT Challenge Real Digital.”
O BC explica que, nessa fase, propostas de casos de uso para o Real Digital foram apresentadas por diversas empresas, que tiveram a liberdade de escolher a plataforma tecnológica em seu projeto. Cada projeto emite sua própria versão fictícia de moeda digital, para uso na simulação do sistema que implementa o caso de uso proposto.
“Essas versões fictícias de moeda digital são apenas artifícios tecnológicos que viabilizam testes dos protótipos em desenvolvimento e não tem nenhum valor monetário real atrelado a elas.”
Desta forma, a emissão de moedas fictícia, simulando o papel do real digital para os testes, já vem sendo feita por alguns dos participantes do LIFT Challenge, e o momento ideal para a primeira emissão desse tipo em cada projeto depende de sua dinâmica de evolução.
Como se sabe, o Real Digital vai funcionar como stablecoin, tendo paridade 1:1 para o real e com lastro do Banco Central. A moeda digital vem sendo desenvolvida em blockchain, que agrega segurança por registrar as transações de maneira descentralizada.