Real Digital tem primeiras unidades em teste

Por Edilma Rodrigues

Nesta quinta-feira (20) começam a ser produzidas as primeiras unidades do 

As primeiras unidades do Real Digital, moeda digital de banco central (CBDC), começaram a ser produzidas, nesta quinta-feira (20). A notícia, que circulou a partir da reportagem de Ronaldo Lemos, para o jornal Folha de S. Paulo, foi confirmada pelo BC por e-mail que informou: “A iniciativa do Real Digital se encontra em uma fase inicial de testes, denominada LIFT Challenge Real Digital.”

O BC explica que, nessa fase, propostas de casos de uso para o Real Digital foram apresentadas por diversas empresas, que tiveram a liberdade de escolher a plataforma tecnológica em seu projeto. Cada projeto emite sua própria versão fictícia de moeda digital, para uso na simulação do sistema que implementa o caso de uso proposto. 

“Essas versões fictícias de moeda digital são apenas artifícios tecnológicos que viabilizam testes dos protótipos em desenvolvimento e não tem nenhum valor monetário real atrelado a elas.”

Desta forma, a emissão de moedas fictícia, simulando o papel do real digital para os testes, já vem sendo feita por alguns dos participantes do LIFT Challenge, e o momento ideal para a primeira emissão desse tipo em cada projeto depende de sua dinâmica de evolução.

Como se sabe, o Real Digital vai funcionar como stablecoin, tendo paridade 1:1 para o real e com lastro do Banco Central. A moeda digital vem sendo desenvolvida em blockchain, que agrega segurança por registrar as transações de maneira descentralizada.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top