Agi, Inter, C6 Bank, Banco Original e PagBank se destacaram na categoria neobanking
A CNBC, canal de notícias econômicas dos Estados Unidos, em parceria com a Statista, plataforma de geração de dados alemã, publicaram um ranking com as 200 principais fintechs globais. A lista final inclui algumas das maiores empresas do setor – Ant Group, Tencent, PayPal, Stripe, Klarna e Revolut – bem como várias startups promissoras que buscam moldar o futuro dos serviços financeiros. Cinco instituições brasileiras estão na lista: Agi, Inter, C6 Bank, Banco Original e PagBank.
“Inovação sempre foi um dos nossos pilares no Agi e ter esse reconhecimento mostra a relevância do que temos feito nas últimas duas décadas por meio de serviços e produtos, desenvolvidos com o que há de melhor em recursos tecnológicos e inteligência de dados, para gerar inclusão financeira e digital para milhões de brasileiros”, comenta Marciano Testa, fundador da instituição.
Para a elaboração do estudo, 1500 fintechs do mundo inteiro foram avaliadas e um conjunto de indicadores-chave de desempenho foram considerados, incluindo receitas, número total de usuários, volumes, entre outras informações.
A Statista desenvolveu um modelo de pontuação para as empresas calculando as pontuações agregadas sobre o desempenho das empresas em relação aos seus respectivos KPIs juntamente com uma pontuação separada sobre o desempenho das empresas em relação a KPIs específicos em seus respectivos segmentos de mercado.
As cinco empresas brasileiras estão na categoria neobanking, mas as empresas escolhidas foram divididas em outras oito categorias: pagamentos digitais, ativos digitais, planejamento financeiro digital, gerenciamento de patrimônio digital, financiamento alternativo, empréstimo alternativo, soluções de banco digital e soluções de negócios digitais. O número de empresas premiadas por segmento de mercado variou de acordo com o tamanho do respectivo segmento de mercado.
(FONTE: CNBC e assessoria de imprensa Agibank)