nota5

Questionar as cadeias de valor é mais importante que tecnologia na disrupção digital

A estratégia essencial das startups que se tornaram líderes e das companhias mais bem sucedidas na transformação digital é um bom mapeamento das ineficiências do modelo legado, das possibilidades de mudanças e das oportunidades sinalizadas pelos próprios clientes. “O ponto comum dos casos de disrupção digital é olhar cada elo da cadeia do valor do consumidor e ver onde quebrar”, resume o professor Thales Teixeira, da Universidade de Harvard, na palestra A nova onda da disrupção digital , durante o Ciab 2019.

Para o professor, a tecnologia é um fator acessório, embora decisivo, nos grandes cases de disrupção. A mudança fundamental é a “desagregação” de modelos tradicionais, determinada pelo próprio consumidor. “Quando você usa um aplicativo de economia compartilhada, mesmo sem perceber está desagregando modelos estabelecidos no setor de transporte ou hospedagem”, exemplifica.

“O que diferencia as startups é a capacidade de perceber e reagir mais rápido às mudanças impostas pelo consumidor”, continua o professor. Ele menciona que, por parte das companhias estabelecidas, a reação mais primária é tentar preservar a agregação de forma compulsória. A alternativa sustentável, recomenda o docente, é rever o próprio modelo de negócios e buscar as possibilidades de “desagregação preventiva”. Ele reconhece que não é uma tarefa banal. “No setor bancário, as grandes instituições têm que investir pesadamente em atividades muito reguladas, que nem sempre são as que o consumidor mais valoriza”, nota. “A minimização de custo, tempo e esforço para o consumidor em cada etapa da cadeia de valor é o que o vai levar à decisão de desagregar ou não”, aconselha.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top