nota3

Quatro tendências marcam o próximo estágio de evolução das fintechs no Brasil

Após terem surgido com a proposta de desafiar os bancos tradicionais, apresentando modelos disruptivos e experiência 100% digital, as fintechs passaram para um estágio de cooperação e parceria. O passo seguinte é a busca por viabilização e eficiência. Este novo momento terá como marcas quatro características que são a diversificação de negócios, a padronização de pagamentos, as novas fronteiras de consumo e a continuidade de uma forte participação dos incumbentes.

A projeção foi feita pela diretora-executiva da Accenture, Edlayne Burr, na abertura da quarta edição do Fintech View, evento realizado na terça-feira (8) em São Paulo pela Cantarino Brasileiro em parceria com o Fintechlab.

De acordo com a executiva, as quatro características citadas já se mostram bastante presentes no ecossistema brasileiro. No que se refere à diversificação de negócios, ela citou como exemplo o Nubank, que começou como cartão de crédito e ampliou sua atuação para uma variada gama de produtos e serviços.

Com relação à padronização de pagamentos, Burr comentou que é um movimento que já vem ocorrendo, mas que vai se intensificar a partir da definição das regras e da estrutura para o funcionamento dos pagamentos instantâneos.

Ao falar da nova fronteira do consumo, o aspecto mencionado foi a entrada dos grandes varejistas e, mais recentemente, das empresas de telecom no ecossistema financeiro. Outra manifestação desta característica é a disseminação dos chamados super APPs, que se propõem a não fazer somente pagamentos, mas auxiliar os usuários no maior número de tarefas possível do seu dia-a-dia.

Finalmente, a palestrante tratou a colaboração das instituições tradicionais sob o título de “Novos velhos incumbentes”, mencionando iniciativas como InovaBra, Cubo, Iti e outras.

“Nossas fintechs começam a aparecer no cenário mundial de forma relevante e estas quatro características que impulsionarão o crescimento do mercado interno são as mesmas que estão alavancando o ecossistema fintech no mundo inteiro”, disse.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top