Quase mil instituições se inscrevem para participar do PIX ainda este ano

Quase mil instituições se inscrevem para participar do PIX ainda este ano

Por Edilma Rodrigues

O Banco Central divulgou a lista das instituições em processo de adesão ao PIX – pagamentos instantâneos brasileiro – para oferecer aos seus clientes transações em poucos segundos, em novembro deste ano. São 980 instituições financeiras e de pagamento que se inscreveram para a etapa de homologação, entre bancos, cooperativas e fintechs

“Esse resultado evidencia o grande interesse do mercado em oferecer este novo meio de pagamento, criado pelo BC, que permitirá pagar e receber em questão de segundos, a qualquer hora e em todos os dias do ano, de forma segura e prática,” avalia nota divulgada pelo regulador.

A lista completa das instituições que solicitaram adesão junto ao Banco Central e fizeram o cadastro até 1º de junho, para se prepararem e testarem seus sistemas e oferecer esse serviço está disponível no link. “Se a instituição em que você tem conta não participar do PIX desde o seu lançamento, ela terá nova janela de oportunidade a partir de dezembro,” informa o BC.

​O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, salienta que as instituições cuja participação é obrigatória demonstraram muito comprometimento em todo o processo de construção do PIX. “Aquelas que vieram facultativamente abraçaram o desafio de transformar a indústria de pagamentos. O PIX fomentará a eletronização dos pagamentos dos mais variados públicos, trazendo eficiência ao mercado e reduzindo custo com dinheiro físico, avalia Pinho Mello.

As instituições de pagamento não reguladas pelo BC participam mediante contratação de participante responsável, que avaliará a capacidade técnico-operacional e a integralização do capital mínimo requerido, além de atuar como liquidante.

Fonte: Banco Central

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top