nota1

Quais as vantagens de entrar em uma aceleradora de negócios?

O objetivo das aceleradoras de empresas é impulsionar as PMEs, por meio de um programa de formação, networking e mentoria, por um período específico. Entrar em um programa com essas características é a chave que muitos empreendedores precisam para obter financiamento e continuar crescendo.

As aceleradoras das empresas nasceram nos Estados Unidos pelas mãos de Paul Graham, Jessica Livingston, Trevor Blackwell e Robert Tappan Morris, fundadores da Y Combinator. Esta companhia, sediada no Vale do Silício, começou a trabalhar com empreendedores para, em suas próprias palavras, moldar seus negócios e redefinir o pitch com o qual se apresentam aos investidores. Cada ciclo termina com um \’Demo Day\’ em que as empresas se apresentam, em um evento fechado, perante um público seleto.

O conceito do Y Combinator logo se tornou difundido e provou ser a semente de outras empresas de sucesso no país, como a TechStars. O modelo foi exportado para a Europa, onde começaram a se generalizar como aceleradores como o Startupbootcamp que, atualmente, tem mais de 20 programas de apoio e eventos em mais de cem cidades.

Características das aceleradoras

No ecossistema empreendedor, é fácil confundir esses programas com outros conceitos, como incubadoras de empresas. De acordo com o relatório ‘Innovation accelerators: Defining Characteristics Among Startup Assistance Organizations’ de Office of Advocacy of the U.S. Small Business Administration, os aceleradores se diferenciam por:

  • Seus participantes: foco em empresas jovens que não exigem grande investimento imediato.
  • A seleção de empresas: é competitiva e geralmente engloba grandes áreas geográficas, inclusive atuando em nível nacional ou global.
  • O tempo de duração: programas de treinamento intensivo geralmente duram um certo tempo, geralmente entre um e três meses.
  • A equipe de trabalho: eles colocam os empreendedores em contato com consultores de negócios, especialistas ou outros empreendedores experientes para oferecer assistência na preparação de seus projetos.
  • O financiamento: existem aceleradoras que financiam as empresas que apoiam ou investem em \’equity\’, ou seja, adquirem ações das mesmas.

Vantagens

Entidades especializadas em acelerar negócios oferecem múltiplos benefícios para empresas que querem escalar seus projetos. A empresa de treinamento, Innova Labs, resume-os em:

  • Definição e validação da ideia: entrar em uma aceleradora significa ser aconselhado por especialistas e estar disposto a mudar o modelo de negócios, se necessário, para crescer
  • Acesso a investidores: é uma oportunidade única para empreendedores que geralmente têm problemas para obter o financiamento de que precisam
  • Espaço de trabalho e suporte técnico: muitos programas fornecem ao empreendedor o suporte técnico e os meios de que ele precisa para realizar seu trabalho
  • Suporte comercial e ‘networking’: os aceleradores especializados geralmente têm acesso direto aos canais de marketing mais adequados e podem levar os clientes às empresas. Além disso, contam com uma rede de contatos que permite ao empreendedor compartilhar suas experiências com outros projetos em seu setor ou estabelecer colaborações
  • ‘Mentoria’, aconselhamento e treinamento: este é um grande valor com o qual contribuem, uma vez que geralmente estão adaptados às circunstâncias de cada projeto.

O BBVA Momentum, programa de apoio ao empreendedorismo social do BBVA, acaba de lançar sua nova edição na Colômbia, nos Estados Unidos, no México e na Turquia. Sua finalidade é acelerar o crescimento das empresas participantes com um programa completo de cinco meses que inclui treinamento, orientação, suporte estratégico, rede e visibilidade.

O objetivo do programa é ajudar os empreendedores, assistidos pelos mentores do BBVA, a moldar seus planos de crescimento. Esses planos serão apresentados, ao final do programa, em um evento de encerramento em cada país, perante um público formado por profissionais do setor de empreendedorismo social e potenciais investidores. Dessa forma, graças ao ecossistema formado pelo BBVA Momentum, os empreendedores podem escalar seus negócios e impactar positivamente na vida de mais pessoas.

Para participar do BBVA Momentum 2019, a proposta deve ser registrada neste link.

Fonte: BBVA

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top