PILAR: Outras empresas do ecossistema financeiro
CATEGORIAS: Autoatendimento / Customer Experience / User Experience
Para ampliar o leque de soluções e facilitar o uso do usuário, a Saque e Pague se antecipou aos demais players e lançou no segundo semestre de 2021 o saque gratuito via Pix: o QR Saque. Sem precisar cartão, o usuário utiliza o smartphone para gerar um QR code e fazer o saque em um terminal de autoatendimento da Saque e Pague. Ou seja, realiza saques em dinheiro físico de qualquer instituição, seja banco, fintech ou banco digital. A novidade foi a estratégia que a empresa criou para dar escala ao seu modelo de negócio e estimular uma cultura digital no uso do dinheiro.
O QR Saque traz uma série de benefícios tanto para o consumidor final quanto para o varejista. Para os usuários, sacar dinheiro no dia a dia é mais fácil e prático, uma vez que a operação pode ser realizada no próprio caixa do varejo, sem a necessidade de ir até um banco.
Já para os parceiros varejistas, a presença dos terminais dentro da loja atrai novos clientes e aumenta o fluxo no estabelecimento. Além disso, a solução agrega valor aos clientes, reduz seus custos e riscos na gestão do dinheiro e ele ainda é remunerado.
Em junho de 2021, quando o case foi apresentado, foram realizadas 2.067 transações de QR Saque. Em setembro, esse número cresceu 1025%, alcançando 21.197 saques.
Para o lançamento do serviço, a empresa lançou a campanha #LiberteSeuSaque, que enfatiza diferenciais que vão além da possibilidade de realizar os quatro saques gratuitos por mês (regulamentados pela Lei n° 3.919 do Banco Central). Além disso, a campanha visa empoderar o correntista ao deixar claro que ele tem autonomia para decidir qual caixa eletrônico é mais conveniente para o seu saque.
Insights Ed. 13
1. Téo, assistente virtual do Banco24Horas e sua evolução (TecBan)
2. QR Saque: inovação via Pix gratuito (Saque e Pague)
3. Invest + (iClubs)
4. Kombin e a humanização do atendimento (BancoIN)
5. Formalização Digital (Banco Pan)
6. Comunicação com Realidade Aumentada (Banco do Brasil)
7. Curió (Banco do Brasil)
8. Triagem e Emissão de senha por WhatsApp (Banco do Brasil)
9. Disney + (Bradesco)
10. Melhoria da experiência para desbloqueio do cartão da conta e cadastro de nova senha sem lembrar a anterior (Bradesco)
11. APP Beneficiários INSS Bradesco (Bradesco)
12. Contratação de Antecipação via Chatbot (Atento)
13. Uso de Personas como estratégia de mudança de mindset e novo modelo de argumentação em tempos de pandemia (Atento)