ProPague lança livro sobre a evolução dos meios de pagamentos no Brasil

ProPague lança livro sobre a evolução dos meios de pagamentos no Brasil

Por Edilma Rodrigues

O Instituto ProPague, da Stone Co., especializada em tecnologia de serviços financeiros, lança seus dois primeiros livros: Regulação de meios de pagamentos e Sistema Financeiro em movimento – cases, transformações e regulação. As obras apresentam o histórico de uma década dos meios de pagamentos no Brasil e análises atuais sobre o cenário regulatório e concorrencial do sistema financeiro. 

Com organização e curadoria do Instituto, os livros estão em pré-venda no site da Editora Revista dos Tribunais, com preço promocional até o lançamento: http://bit.ly/LivrosInstitutoProPague.

Carlos Ragazzo, professor da FGV Rio, ex-superintendente e ex-conselheiro do CADE, é o autor do primeiro estudo de referência sobre o mercado de pagamentos, o livro Regulação de meios de pagamentos. Segundo o instituto, a obra é uma importante contribuição para o entendimento dos eventos e regulações que marcaram a última década, traçando um histórico de meios de pagamento. Com um estudo aprofundado, Ragazzo, um dos principais nomes do direito regulatório e concorrencial do Brasil, apresenta os principais conceitos do mercado de plataforma, os papéis dos agentes e os principais marcos da evolução concorrencial e regulatória no setor de meios de pagamentos eletrônicos. 

O professor da FGV Rio ressalta que a obra é um material de estudo fundamental para quem tem interesse em conhecer e se aprofundar no assunto. O Brasil carecia de materiais para o estudo sobre o mercado de pagamentos, principalmente de referências bibliográficas consolidando o histórico concorrencial e regulatório do setor. Entender as mudanças da última década permite enxergar o avanço da dinâmica de competição como um projeto de inclusão financeira que começou no setor de pagamentos e promete revolucionar todo o Sistema Financeiro, comenta. 

Sistema Financeiro em movimento: cases, transformações e regulação

Ragazzo também é um dos profissionais e acadêmicos que contribuíram com artigos para a coletânea Sistema financeiro em movimento: cases, transformações e regulação, segundo lançamento do mês com organização do Instituto ProPague. O livro reúne análises de profissionais e acadêmicos sobre o atual panorama regulatório e concorrencial do sistema financeiro, bem como os desafios e as novas iniciativas do setor. A obra também apresenta referências mundiais sobre o assunto, com indicações de cases internacionais e de algumas inovações em andamento no mercado. 

O diretor da área de responsabilidade social da Stone Co., Bernardo Piquet, comenta que o objetivo dos dois lançamentos é contribuir para o debate sobre educação financeira e meios de pagamentos no Brasil. 

O Instituto ProPague foi criado em 2019 com o objetivo de promover estudos e expandir o debate sobre o sistema financeiro. Estamos empenhados em desenvolver materiais e iniciativas para propagar o conhecimento e, assim, contribuir para a democratização dos serviços financeiros. Organizamos os nossos dois primeiros livros porque percebemos a ausência de materiais consolidados para estudos sobre meios de pagamentos. Este setor, muito embora transacione o incrível montante de 26% do PIB brasileiro, ainda é carente de bibliografia. Para nós, democratizar o debate significa potencializar a capacidade da construção de um sistema financeiro inclusivo, finaliza Piquet.


Serviço | Lançamentos do Instituto ProPague
Livros: Regulação de meios de pagamento e Sistema Financeiro em movimento: cases, transformações e regulação
Preço de capa: R$ 89,00 (cada exemplar)
Link para compra: http://bit.ly/LivrosInstitutoProPague

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top