Projetos selecionadas para piloto do Real Digital lançam sandbox para testes

TecBan e BBChain deram início às atividades com o objetivo de evoluir o desenvolvimento de seus produtos

Por Ana Carolina Lahr

Na última semana, a TecBan lançou um sandbox do Real Digital para que todas as instituições conectadas ao Banco24Horas possam testar o uso da Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizada, proposta aprovada em parceria com o Banco da Amazônia que já está em desenvolvimento. Já a BBChain e a Microsoft implantaram uma rede sandbox na nuvem para criar o serviço que simula transações com a tecnologia para oferecer para outras organizações, como bancos e instituições financeiras, a possibilidade de testar operações e modelos de negócio virtualmente. Os projetos foram selecionados pelo Banco Central no mês de junho para dar início à fase piloto do Real Digital.
“Nosso objetivo é oferecer às mais de 150 empresas parceiras do Banco24Horas um ambiente virtual de testes para que elas possam desenvolver seus próprios casos de uso, evoluir em suas provas de conceitos e desenvolver pilotos de produtos e serviços para o novo marco do sistema financeiro nacional”, explica Luiz Fernando Lopes, gerente de Plataformas Digitais da TecBan.
A solução da BBChain com a Microsoft foi implantada utilizando uma rede sandbox que utiliza a mesma tecnologia implementada no piloto do Real Digital, a Hyperledger Besu – uma plataforma blockchain open-source e personalizável que oferece recursos como contratos inteligentes, privacidade, escalabilidade e suporte a redes públicas e privadas de forma controlada.
Segundo André Carneiro, CEO da BBChain, a plataforma pode ser amplamente utilizada para que as empresas obtenham dados e informações detalhados sobre os benefícios, custos, riscos e retornos esperados atrelados à utilização da moeda digital. “Conseguimos entregar aos clientes da BBChain uma rede sandbox para que eles possam experimentar funções como emitir ativos, tokens, transações de DVP (Delivery Versus Payment), entre outras. Eles têm a possibilidade de gerar uma rede para testar todas as operações e criar seus próprios cases de negócio, sem precisar esperar um ano para ver como vai funcionar a moeda ”, afirma.
André pontua, ainda, que a rede oferece possibilidades diversas para desenvolvimento de propostas de negócios que vão além dos títulos públicos, que é o foco do projeto piloto do Real Digital. “Existem bancos médios que, geralmente, têm outras especialidades. Então a empresa pode, de repente, usar o sandbox para aprender como criar um crédito agrícola tokenizado, por exemplo”, complementa. Esse aspecto permite que as empresas desenvolvam suas operações dentro do ambiente digital de acordo com suas atividades essenciais, sem se restringir ao case de negócio pré-definido no protótipo.
Por estar inteiramente hospedado na nuvem, o serviço oferece também uma escalabilidade ampliada, permitindo que as empresas expandam ou reduzam sua capacidade computacional de acordo com sua demanda. Isso significa que ele atende tanto pequenas quanto grandes empresas, além de suportar o crescimento das operações, com custos compatíveis às necessidades de cada negócio.
Além disso, ao experimentar a plataforma, as instituições financeiras ganham em tempo, conhecimento e capacidade tecnológica. Como o sandbox já oferece todo o ambiente digital pré-configurado para a simulação de operações financeiras, as empresas podem economizar tempo e esforços que seriam necessários para construir uma infraestrutura de blockchain do zero. Isso permite que elas concentrem seus recursos e capacitem suas equipes para o desenvolvimento e aceleração de seus negócios.
A segurança é outro benefício importante da rede criada pela BBChain. Por meio de uma proteção de borda, a plataforma impede falhas e quedas no sistema das aplicações e consegue prever possíveis ataques cibernéticos. “Promover a qualidade e a segurança na oferta de aplicações e serviços em nuvem é um dos principais objetivos da Microsoft. Com o potencial transformador do Azure e suas diversas funcionalidades para impulsionar o crescimento de negócios digitais, empresas conseguem realizar desde a gestão eficiente de dados até mesmo a implementação de blockchain, como neste caso. Esse aspecto possibilita a transformação digital e permite que empresas façam mais com menos, atingindo resultados cada vez mais significativos, otimizando recursos e alcançando maior produtividade.”, comenta Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.
De acordo com André, no futuro, a BBChain espera expandir o uso do sandbox e disponibilizar a ferramenta para o público geral, contribuindo para que mais instituições invistam em seus cases de negócio, aumentando eficiência e reduzindo riscos, custos e tempo. “Nós costumamos fazer uma analogia sobre construir uma casa em um condomínio. É como se o cliente precisasse projetar o condomínio inteiro antes de construir a casa. Na nossa solução, entregamos toda a base pronta com a segurança, a infraestrutura e o ecossistema necessários para que as empresas cresçam ainda mais em seus projetos”, finaliza.
O sandbox oferece benefícios significativos para o teste da moeda digital de banco central (CBDC), já que fornece um ambiente controlado e isolado para os desenvolvedores simularem transações, testarem recursos de segurança, identificarem possíveis vulnerabilidades e analisarem o desempenho da CBDC em um ambiente seguro, sem impactar a infraestrutura real do sistema financeiro. Ao compreender os possíveis impactos e implicações da introdução de uma CBDC antes de sua implementação em larga escala, é possível mitigar riscos, tomar decisões informadas e ajustar o design da CBDC para garantir sua estabilidade, segurança e eficiência.

Os interessados em participar da iniciativa da TecBan podem entrar em contato pelo e-mail pilotoRD@tecban.com.br para mais informações.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top