Projetos de Blockchain arrecadaram 2.4 vezes mais com ICOs do que com investimento de Venture Capital

Uma matéria publicada ontem (3) pelo portal Cointelegraph.com (https://cointelegraph.com), revelou que as iniciativas desenvolvidas para operar em blockchain conseguiram acumular 2,4 vezes mais investimentos por meio das chamadas ofertas iniciais de moedas (ICOs) do que por intermédio da participação das Venture Capital. A informação tem como base o estudo desenvolvido pelo diretor da empresa de capital de risco Runa Capital, Nick Tomaino.

De acordo com a pesquisa, os ICOs foram responsáveis por uma arrecadação superior a US$ 331 milhões nos últimos 12 meses, enquanto os recursos somados via participação das venture capital chegaram a US $ 140 milhões no ano passado. Uma ICO permite às startups conseguirem recursos financeiros com a ausência de intermediários. É um evento no qual o empreendedor vende parte de seus recursos de forma direta, transparente e com segurança, através de criptografia para qualquer pessoa entusiasta da tecnologia.

Apesar desta agilidade, alguns especialistas ouvidos pela reportagem, como a ex-professora de Stanford, Elizabeth Stark, chamam a atenção para o fato de que em muitos casos este tipo de investimento (ICO) leva a uma redução do nível de trabalho no desenvolvimento real do projeto. O problema com ICOs é que todo mundo quer ganhar dinheiro, ninguém quer fazer o trabalho duro“, disse.

A matéria cita como exemplo o caso da empresa Gnosis, que conseguiu um investimento de vários milhões de dólares através de seu ICO. No entanto, especula-se que este resultado foi sobrevalorizado, considerando o fato de que todo o processo terminou em 10 minutos.

A reportagem termina com a ressalva de que é importante notar que existem algumas questões econômicas graves que precisam ser tratadas para garantir que os ICOs possam beneficiar tanto os investidores como as startups.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top