Projeto de impacto incentiva educação financeira em casa

Iniciativa da Singularity University Chapter São Paulo gerou um e-book que será lançado em evento no dia 2 de abril
por Cantarino Brasileiro
A inserção da educação financeira no ensino de base é uma discussão que vem ganhando forma ao longo do últimos anos e a justificativa para tanto é simples: aprender a lidar com o dinheiro e as finanças garante que os sonhos materiais sejam alcançados e, junto deles, podemos alcançar a satisfação que levará ao que chamamos de uma “vida feliz”. Ainda assim, embora a discussão sobre a educação financeira, seja entre adultos ou crianças, estar na pauta do ecossistema financeiro há tempos, observa-se que o número de endividados tem crescido intensamente no país. Parte disso está relacionado à crise econômica, que se intensificou. Mas, outra parte certamente vem de uma questão cultural, na qual é sabido que não faz parte do hábito do brasileiro deter uma visão geral da sua vida financeira.
Pensando nisso, e com a responsabilidade de mudar o mundo com um projeto de impacto, os embaixadores do Singularity University Chapter São Paulo se uniram e elegeram o tema “educação financeira” como seu objetivo de impacto anual, no ano de 2023. “A gente sabe que muitos brasileiros ainda não têm essa educação e isso precisa ser motivado. Mas a escolha foi estratégica porque tanto eu quanto outros embaixadores do Chapter São Paulo estamos envolvidos com o ecossistema financeiro e o universo de startups, o que abriu muitas possibilidades”, destaca o embaixador Ale Uehara. 
Com o compromisso de utilizar tecnologias exponenciais para gerar um impacto social positivo em sua comunidade local, as primeiras ações resultaram em dois encontros presenciais. Daí surgiu a ideia de lançar um e-book para expandir ainda mais a abrangência do projeto.
Intitulado “Moedinhas inteligentes”, o e-book foi criado com o objetivo de ajudar os pais na missão de introduzir o tema no cotidiano dos seus filhos. O material será lançado no dia 2/4, em evento aberto no Learning Village, a partir das 18h. 
Na ocasião, duas importantes discussões serão fomentadas em painéis com a participação dos colaboradores voluntários do projeto: “A importância da educação financeira na infância” e “A Inovação das Startups em Educação Financeira”.
Voltado a investidores, pais e filhos engajados no tema, o evento será aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Aos que não puderem estar presentes pessoalmente, será possível acompanhar no formato virtual. As inscrições, tanto para o evento presencial quanto virtual, devem ser feitas pelo link.

Moedinhas Inteligentes

O e-book se diferencia no mercado por apresentar um visual descontraído e remeter a um jogo de tabuleiro. Dessa forma, contribui para que os pais introduzam o tema no cotidiano dos filhos de maneira lúdica. Cada capítulo foi escrito por um dos parceiros, que se envolveram voluntariamente em prol do objetivo comum – allya, bie.comunicação, Blu365, Cantarino Brasileiro, Burocras, Forme Educação Financeira, Inove, Learning Village, Mooney Edu e Real Grana. A proposta é que os responsáveis leiam um capítulo por dia com a criança e que, juntos, possam refletir sobre os temas e aplicar algumas das atividades propostas.

“Estamos muito contentes com o resultado. Esse projeto mostra a força do propósito da SingularityU”, reforça o embaixador, lembrando que, embora o tema faça parte do “stamentent” de 2023, é possível que seja renovado e aprimorado para 2024. “Após o lançamento, vamos entender quais serão os próximos passos. A ideia é ver até onde vamos chegar e se estamos conseguindo realmente impactar a comunidade. Para mim, é só o primeiro passo de muita coisa que a gente possa fazer”, reforça Uehara.

Ensino constante

Para ajudar na missão de fazer o material chegar ao maior número de pessoas possível, os colaboradores do Moedinhas Inteligentes passarão a alimentar uma coluna semanal no site eduCANTA.
“Ao conectar as empresas do ecossistema, a Cantarino Brasileiro sempre teve o propósito maior de melhorar a oferta ao consumidor final, elevando o índice de bancarização, promovendo ideias que estimulem novas modelagens de crédito e proporcionem, assim, melhores condições de vida ao brasileiro. Ao longo de 20 anos, desenvolvemos diversas ações sociais junto ao público, sempre pontuais. Com o eduCANTA, esse compromisso se coloca como um projeto recorrente. A possibilidade de apoiar uma iniciativa como a do Moedinhas inteligentes vem ao encontro desse propósito. Tenho certeza que, juntos, vamos contribuir muito com o avanço da educação financeira”, declara Ana Carolina Lahr, diretora de conteúdo da Cantarino Brasileiro, e coordenadora da trilha Bancos & Educação, que deu origem ao site.
No canal recém-lançado, os estudantes encontram notícias voltadas à educação financeira, financiamento estudantil, educação digital, além de oportunidades de cursos, bolsas, vagas de estágio e emprego voltadas ao mercado financeiro.

Sobre a Cantarino Brasileiro

A Cantarino Brasileiro é o 1° HUB DE CONHECIMENTO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM FOCO EM SERVIÇOS FINANCEIROS do Brasil. Há 20 anos no mercado B2B, oferece desde geração de valor às marcas até dados primários para inteligência de mercado. É também produtor de conteúdo especializado nos mais diversos formatos. Mais recentemente, lançou o eduCANTA, site de informação que faz sua estreia no mundo B2C. Para conhecer mais sobre o eduCANTA, clique aqui

Sobre a Singularity University

Fundada em 2009 pelos norte-americanos Peter Diamandis e por Ray Kurzweil, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google, a Singularity University oferece cursos de especialização, cursos de férias e workshops, todos com o objetivo de capacitar os participantes para aproveitar as tecnologias para melhorar a vida das pessoas. O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as de habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.
As salas de aula são chamadas de “Chapter” e remetem a grupos em diferentes cidades e comunidades. Atualmente, a Singularity tem 65 Chapters em 35 países, que têm o objetivo de, em cinco anos, impactar positivamente um bilhão de pessoas no mundo todo.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
O mundo está mudando e o Real também
Por Patricio Santelices, CEO da TecBanO Plano Real está caminhando para completar 30 anos e...
Ponto de vista
Revolução no setor financeiro alcança obrigações legais
Por Marcelo França, CEO da CelcoinNos últimos anos, o setor financeiro brasileiro tem passado por...
Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top