Procura do consumidor por crédito aumentou 4,6% em maio segundo a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apresentou ontem (28) número de sua pesquisa nacional sobre a demanda por crédito no mês de maio. O estudo aponta que a procura do consumidor subiu 4,6% frente a abril, com o ajuste sazonal.

Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (1,6 pontos percentuais contra o resultado de abril), atingindo -6,9%. Já na análise interanual (contra o mesmo mês do ano anterior) houve alta de 7,9%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve retração de 11,3%, enquanto no segmento não-financeiro a diminuição foi de 3,9%.

Os resultados da tendência do indicador ainda demostram uma demanda por crédito negativa. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário que impõe maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias. Contudo, com a pequena melhora da economia e com melhores perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses uma retomada mais consistente do indicador que deverá atingir níveis positivos até o término de 2017.

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top