Edificio do Procon em SP

Procon-SP divulga pesquisa de taxas de juros para empréstimos consignados em SP

O Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP divulgou essa semana o segundo resultado de um levantamento cujo objetivo foi comparar a taxa de juros máxima do empréstimo consignado praticada para clientes pessoa física não preferenciais – servidores públicos, aposentados do INSS e funcionários de empresas privadas. A análise envolveu seis bancos que atuam no Estado de São Paulo – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander – e trouxe como resultado a identificação de diferenças de até 2,71 pontos percentuais entre as instituições financeiras para contratos com prazo de 48 meses. Nos contratos com prazo de 12 meses a maior diferença em pontos percentuais foi de 2,47.
As taxas médias identificadas para contratos de 12 meses foram de 2,52% ao mês para os servidores estaduais, 1,94% ao mês para os aposentados e 3,91% ao mês para os trabalhadores da iniciativa privada. As menores e maiores taxas, respectivamente em cada categoria foram: de 1,54% a.m. e 4,00% a.m. (diferença de 2,46 em pontos percentuais) para os servidores públicos estaduais; 1,87% ao mês e 1,97% ao mês (diferença de 0,10 p.p.) para aposentados e 2,49% a.m. e 4,96% a.m. (diferença de 2,47 p.p) para os trabalhadores da iniciativa privada.
Na comparação com o primeiro levantamento do Procon-SP sobre as taxas de empréstimo consignado, feito em fevereiro, houve um aumento médio nas taxas oferecidas em contratos para empregados de empresas privadas com prazo de 12 meses (3,88% para 3,91% a.m. – elevação de 0,03 p.p.) e também de 48 meses (de 3,70% para 3,87% a.m. – elevação de 0,17 p.p.).
Para os demais vínculos, houve redução nas taxas: para contratos de 12 meses para servidores públicos estaduais e aposentados do INSS, – 0,27 p.p. e – 0,09 p.p., respectivamente; e para contratos de 48 meses, – 0,12 p.p. e – 0,11 p.p., também respectivamente.

Orientações ao consumidor

Marcus Vinícius Comenale Pujol, diretor-adjunto da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, alerta que por serem relativamente mais atrativas, as taxas de juros para empréstimos consignados precisam ser muito mais estudadas antes da contratação do empréstimo. “Especialmente as condições estabelecidas nos contratos de cada instituição, que devem ser as mesmas para possibilitar a comparação e a livre escolha, pelo consumidor”, diz.
O executivo lembra que para obter o crédito consignado não é necessário contratar outro produto ou serviço do banco ou financeira com a qual o consumidor está negociando. “Esta prática, proibida por Lei, é chamada de venda casada e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerada abusiva”, reforça.

No caso de acontecer algum desconto na conta corrente do consumidor, referente a algum empréstimo que não tenha sido contratado, a orientação é que se formalize uma reclamação junto à instituição financeira e seja solicitado o cancelamento e a resolução do problema. Se mesmo assim não for feita a devolução, o consumidor pode registrar uma reclamação no site ou no Procon da sua cidade.

 

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top