Segundo nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo ontem (1), o presidente da Rede e diretor do Itaú Unibanco, Fernando Chacon, tem grande possibilidade de assumir o cargo de presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Para isso ele precisará vencer a eleição da entidade que acontecerá no final do mês. O registro de chapas pode ser feito até 10 de março. Caso vença, ele substituirá Marcelo Noronha, vice-presidente do Bradesco, que está à frente da entidade desde 2013.
Enquanto isso, a Abecs informou recentemente, segundo matéria da Broadcast Agência Estado, que em função da mudança do crédito rotativo anunciado recentemente pelo Governo, pretende ampliar a sua base de dados para passar a divulgar os juros médios cobrados na modalidade e ainda no parcelamento da fatura.
Segundo nota da entidade, a nova base permitirá o acompanhamento das taxas que efetivamente correspondem ao rotativo, diferenciando-as dos juros cobrados em atraso, o que permitirá maior transparência e melhores esclarecimentos sobre a composição e a evolução das taxas junto ao Banco Central e à sociedade.
No documento, a associação ressaltou que as instituições emissoras de cartão de crédito trabalham com o devido rigor para apresentar soluções que atendam à Resolução CMN nº 4.549, de 26 de janeiro de 2017, que estabelece que a partir de 3 de abril, o período máximo para a permanência no crédito rotativo será de 30 dias. Conforme a nova regra, se a dívida não for paga, terá de ser transferida para outra modalidade de crédito, como o parcelado no cartão, que tem custo menor.