Prefeito lança banco municipal e criptomoeda com apoio do LIFT e Prefeitos do Futuro

Prefeito lança banco municipal e criptomoeda com apoio do LIFT e Prefeitos do Futuro

Por Edilma Rodrigues

Para estimular a circulação de capital em Indiaroba (SE), o prefeito do município, Adinaldo Nascimento, criou o Banco Popular de Indiaroba e a criptomoeda “Aratu”, que só terá validade no comércio da cidade. O objetivo do projeto é dobrar a quantidade de recursos da prefeitura que circulam no município. Os primeiros cartões do banco foram entregues na última quarta-feira (10), em um evento, para os beneficiários do Bolsa Família local.

A iniciativa conta com a mentoria do grupo Prefeitos do Futuro, liderado por Alexandre Henrique Souza e Sol Brasil, e apoio do LIFT – Laboratório de Inovação em Fintechs -, que é coordenado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (FENASBAC) e pelo Banco Central. “A criptomoeda servirá de incentivo para estimular medidas semelhantes em outros municípios”, explicam os líderes do Prefeitos do Futuro.

Segundo o prefeito de Indiaroba, estima-se que menos de 20% da folha de pagamento mensal da prefeitura permaneça no município. “Estudo feito pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), em 2017, constatou que dos 4 milhões de reais destinados à população, apenas 800 mil não foram evadidos para outras regiões. Atualmente, mesmo com uma folha de pagamento avaliada em 6 milhões mensais, este cenário se agrava pois o e-commerce já está muito presente no cotidiano de vários munícipes”, aponta o prefeito.

A expectativa é que o lançamento do banco municipal e da moeda digital reverta essa realidade. Para Nascimento, além do caráter social e econômico que beneficia a captação e circulação de recursos em escala municipal, a implementação do token também poderá contribuir para a melhoria de outros setores do município, como a saúde, a educação e a infraestrutura.

Aratu

Aratu é um caranguejo, prato típico da região. O nome da criptomoeda foi escolhido para homenagear as marisqueiras de Indiaroba.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top