Os 60 milhões de brasileiros negativados (40% da população ativa do país), ganharam um jeito novo de regularizar suas dívidas no QueroQuitar, um marketplace que funciona como um “mesa de negociação online” entre devedores e credores. Na plataforma web da startup, as empresas concentram seus créditos e criam parâmetros de negociação. Os inadimplentes são convidados a visitar o canal por meio de comunicados amigáveis enviados via SMS, e-mail e redes socias (indireto). Então, o próprio devedor localiza seu débito e faz a negociação de forma automática, prática e segura, sem intervenção humana, sem atrito, 24/7 e com pagamento diretamente ao credor.
O modelo, que concorre ao Fintech Awards Latam 2017, agrega valor ao preservar a boa relação com clientes e mercado. Além de gerar informações estratégicas para as áreas de recuperação de crédito (cobrança) das companhias como o comportamento de pagamento do devedor no mercado e análises sobre segmento de mercado, tipo e aging da dívida, ticket médio e perfil do consumidor. Deste modo, é possível apontar as regras de negociação que mais funcionam em cada cluster de usuários ou até mesmo por CPF.
Entre os benefícios da ‘mesa de negociação online’, destacam-se a redução de custos, aumento da taxa de recuperação das empresas e reabilitação do inadimplente.