
por Ana Carolina Lahr
As classes C e D/E impulsionaram o aumento do número de brasileiros que investem em produtos financeiros em 2022. Segundo dados da 6ª edição do Raio-X do Investidor Brasileiro, pesquisa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, o percentual de investidores da classe C passou de 29% para 36% (aumento de 5 milhões de pessoas), enquanto o da D/E evoluiu de 16% para 20% (2 milhões de novos investidores) e o da A/B de 52% para 57% (expansão de 1 milhão de pessoas).
A média da população passou de 31% em 2021 para 36% em 2022, o que corresponde a um aumento de 8 milhões de brasileiros, totalizando aproximadamente 60 milhões de investidores. A conclusão é de que os números indicam alguma recuperação depois dos impactos negativos gerados pela pandemia e pela crise econômica. “Não temos dados para toda a população para o período pré-pandemia, quando a pesquisa era feita só com as classes ABC. Mas o recorte para essa parcela da população sugere que estamos recuperando a capacidade de poupar e o acesso a produtos financeiros que havíamos atingido antes da pandemia”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educação da ANBIMA.
A projeção para 2023 é de expansão de mais 5 pontos percentuais no índice ou 9 milhões de novos investidores. O otimismo com o ambiente macroeconômico colabora na decisão de mais brasileiros desejarem investir em produtos financeiros. Segundo a pesquisa, quando questionados sobre a economia brasileira, 66% afirmaram que o ano de 2023 será melhor do que 2022. Na análise por classe social, o percentual é ainda maior nas classes DE (74%).
Educação financeira
Para Billi, a crise econômica dos últimos anos foi responsável por despertar o desejo de poupar e investir em parte da população porque explicitou como a falta de reservas e planejamento financeiro deixam as pessoas e as famílias vulneráveis em períodos de imprevistos e instabilidade econômica. “É o momento de fortalecermos nossos esforços de educação financeira, uma ferramenta essencial para contribuir para a qualidade de vida e saúde mental das pessoas”, observa.
Esta é a sexta edição da pesquisa Raio-X do Investidor e a iniciativa integra a agenda de educação do ANBIMA em Ação, conjunto de prioridades elencadas para o biênio 2023/2024.
(Fonte: Assessoria de Imprensa)