O Finantech dessa semana traz um apanhado sobre as principais questões relacionadas à LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, a norma que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados dos consumidores por parte das empresas. A expectativa era para que Lei entrasse em vigor ainda em 2020, mas o contexto da pandemia empurrou o prazo um pouco mais adiante.
A LGPD afeta diretamente a forma como empresas de todos os portes se organizam e interagem com seus clientes em todos os ramos da atividade econômicas, o que torna o assunto tão relevante. Ela surgiu com o objetivo de elevar ao máximo o padrão de proteção ao consumidor e de penalidades para empresas que não cumprirem seus requisitos.
Outra preocupação fundamental da LGPD diz respeito à proteção dos dados em caso de incidente de vazamento ou invasão de sistemas por golpistas, quando as empresas detentoras dos dados serão cobradas a apresentarem suas políticas de proteção e esforços no sentido de tentar evitar que o incidente tivesse ocorrido.
O motivo da criação da lei, as principais obrigações das empresas, o que precisa ser ajustado e perspectivas para o futuro estão reunidos no episódio dessa semana do Finantech, o podcast de Finanças e Tecnologia da Cantarino Brasileiro, que tem como objetivo simplificar e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento sobre temos voltados ao setor.
A partir de agosto, o Finantech terá periodicidade quinzenal.