Na terça-feira (04) o Head de Estratégia e Inovação do Banco Original, Guga Stocco recebeu em Boston (EUA), em nome da entidade, a condecoração pela vitória no prêmio Model Bank of The Year 2017. A conquista da instituição brasileira aconteceu na categoria Consumer Digital Platform e foi concedida pela Celent, empresa global de pesquisa e consultoria para o setor financeiro.
O case vencedor foi o desenvolvimento da plataforma Open Banking, lançada em setembro de 2016, com a qual o Banco Original permite a integração de diversos aplicativos com os serviços do banco por meio da abertura de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, em inglês).
O Original é um dos primeiros bancos a abrir APIs no mundo. Com a iniciativa, empresas de qualquer setor da economia, em parceria com o banco, podem criar soluções que proporcionam experiências inéditas ao cliente, como acessar a conta corrente onde ele estiver, sem necessariamente o uso do celular. A previsão é que, futuramente, sejam elaborados mecanismos para acesso aos serviços bancários do Original por uma TV ou até mesmo pelo painel de um carro.
“Este é o segundo prêmio internacional que o Banco Original ganha por conta da plataforma Open Banking, o que demonstra seu teor disruptivo e dá a dimensão de seu potencial de impacto no mercado. Ele nos permite acelerar o desenvolvimento de inovações, que sempre são criadas tendo como objetivo proporcionar facilidades e boas experiências para o cliente, que no fundo é o que norteia a nossa operação e o trabalho que desenvolvemos no dia a dia”, afirma Guga Stocco.