PILAR: Bancos (tradicionais e nativos digitais)
CATEGORIAS: Eficiência Operacional / Solução Tecnológica Disruptiva
A infraestrutura de TI é um componente crucial nos negócios do Banco do Brasil, que ao longo dos anos acumulou um parque de ativos de infraestrutura muito extenso.
No entanto, um grande desafio era inerente a esse cenário: os ativos eram fornecidos manualmente, o que ornava a disponibilização e provimento de infraestrutura um processo moroso.
Outro desafio importante era proporcionar espaço para crescimento da infraestrutura com escalabilidade, qualidade e confiabilidade necessários às demandas.
Com o avanço da tecnologia, o banco desenvolveu uma solução de uma plataforma de OaaS (Operação como Serviço) onde os desenvolvedores disponibilizam seus ativos de infraestrutura como serviço sob demanda. .
As ofertas podem ser agrupadas e orquestradas, automatizando a disponibilização de uma infraestrutura complexa.
Além da gestão de configuração da infraestrutura e do provisionamento automatizado, a solução permite fazer a gestão, o monitoramento e o acompanhamento de todo o ciclo de vida da infraestrutura, desde a sua criação até a desativação.
As principais vantagens são: eliminar processos manuais referentes à disponibilização de infraestrutura, mitigar erros manuais, oferecer maior eficiência operacional na gestão da infraestrutura e maior agilidade e visibilidade dos processos de negócios. Além disso, há uma aceleração do processo de provisionamento, upgrades e downgrades e aumento da escalabilidade, confiabilidade e gerenciamento de todo o processo.
Insights Ed. 14
1. Soluções de segurança e eficiência operacional para ATMs (Tecban)
2. ATM Reciclador (Sicoob)
3. 20 Selo Cloud de qualidade (Banco do Brasil)
4. Plataforma OaaS (Banco do Brasil)
5. Pix simultâneo em cloud e mainframe (Banco do Brasil)
6. Inteligência Artificial em Operações (Bradesco)
7. Correspondente BRL (Santander)
8. Ação financeira via Pix no WhatsApp (Conta Zap)
9. Plataforma para onboarding seguro (Topaz)