nota2

Piloto de “crediário” sai no último trimestre

O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços – Abecs – e CMO do banco Itaú-Unibanco, Fernando Chacon, informou, em painel durante o CIAB FEBRABAN 2018, que o piloto do “crediário” será lançado no quarto trimestre, de forma modesta. “A implantação em larga escala vai acontecer ao longo de 2019.”

“Crediário” é o nome provisório do produto apresentado em fevereiro pela entidade ao Banco Central como uma “alternativa para o parcelado sem juros”. O projeto propõe a redução, de 30 para cinco dias, no prazo para os estabelecimentos receberem o pagamento das compras parceladas no cartão.

Chacon ressalta que o novo produto vai padronizar a experiência para o consumidor e o pequeno lojista vai se beneficiar com o lançamento. Ainda segundo o executivo, para o cartão de crédito crescer, ele disputou espaço com cheque. Depois com o cheque pré-datado e, agora, tem um novo salto, com mais uma iniciativa da Abecs, o crediário. “Há necessidade de baixar o custo do crédito e combater a circulação do dinheiro para formalização da economia.”

O Division President South LAC da Mastercard, João Pedro Paro Neto, que também participou do painel, acredita que o setor tem a responsabilidade de trazer diferentes soluções para os consumidores. Segundo ele, o caminho é criar um ecossistema que permita o avanço do crédito porque há muitas oportunidades não cobertas como os conhecidos “carnezinhos”. Para ele, não existe uma única solução para os diferentes problemas. Ao criar várias soluções de crediário, o consumidor toma a decisão sobre qual irá usar. Mas qualquer que seja, ela tem que ser simples, segura e inteligente.

O country manager da Visa, Fernando Teles, aponta oportunidades de crescimento em outro meio já tradicional de pagamento, os cartões de débito, que foram desenhados para serem usados nas transações presenciais, com o uso de senha. Ampliar a utilização dessa modalidade de cartão, segundo ele, proporcionaria ao comércio e outros players rastreabilidade, informações e fidelização.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top