Pessoas são o centro das iniciativas de UX dos bancos

A experiência do usuário ou UX como vantagem competitiva foi um dos temas debatidos durante a primeiro dia do CIAB Febraban 2017. O painel contou com a participação do vice-presidente global de APM da CA Technologie, Chris Kline, que evidenciou a necessidade de tornar a experiência do cliente especial e única: “experiência cinco estrelas.” O executivo avalia que, atualmente, todo o negócio está em um software de negócios e que as fábricas modernas de software (modern software factory) precisam considerar: relevância, que consiste em construir coisas que as pessoas realmente queiram; agilidade para atender as demandas e criar negócios; qualidade, com apps melhores e mais rápidos; tornar a segurança uma vantagem competitiva.

“Precisamos conhecer mais profundamente as pessoas,” afirmou o diretor de marketing e negócios de varejo do banco Itaú-Unibanco, Fernando Julião Amaral. Ele enumerou alguns pontos importantes para pensar na experiência do cliente e em como usar o contexto a seu favor, dispondo de recursos como Big Data, usando a “língua” do cliente, etc. Segundo o executivo, para construção de soluções, o Itaú utiliza o Design Thinking para pensar na jornada, personas, cenários etc., a co-criação com clientes e funcionários e a prototipagem de tudo. Amaral também chama a atenção sobre o UX não estar em apenas uma área no banco. “A complementariedade das áreas é necessária para construir melhores experiências,” explica.

O gerente executivo de plataforma digital do Banco do Brasil, Rodrigo Mulinari, explicou que o modelo do BB é centralizado no atendimento de UX que desenvolveu várias soluções com esse conceito: saque sem cartão que evoluiu para o “Basta eu”; financiamento de veículos (37% é feito via app); minhas finanças; solução de emissão de senhas e de abertura digital de contas. “750 mil contas fácil foram abertas, sendo que destas, 650 mil, no mobile,” acrescenta.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top