nota1

Pesquisadores italianos criam Inteligência Artificial capaz de “dormir” e “sonhar”

Na Itália, pesquisadores desenvolveram uma Inteligência Artificial (IA) cujo desempenho aumenta ao dormir e sonhar.  Estudos mostram vários benefícios do sono aos humanos, como manter o cérebro saudável, permitindo que os neurônios removam conexões sinápticas desnecessárias. O processo, chamado homeostase sináptica, impede que o cérebro seja invadido por memórias inúteis.

Algo semelhante pode estar ocorrendo em redes neurais artificiais (RNAs). Matemáticos italianos programaram um tipo de RNA chamado Redes de Hopfield para a IA poder dormir. Inspirado em mecanismos de sono e sonho em cérebros de mamíferos, propusemos uma extensão deste modelo exibindo o mecanismo de aprendizagem online (acordado), padrão que permite o armazenamento de informações externas em termos de padrões, e um offline (sono), mecanismo de desaprendizagem e consolidação.

Em outras palavras, enquanto a RNA está \’acordada\’, está aprendendo e armazenando padrões. Mas sua capacidade de armazenamento é limitada. Os achados foram publicados na na revista Neural Networks e que pode ser lido na íntegra (em inglês) no arXiv.

Os cientistas elaboraram uma maneira de implementar matematicamente os padrões de sono humano: de movimento rápido dos olhos e de ondas lentas. O primeiro remove memórias desnecessárias, e o último consolida as mais relevantes. O estado de \’sono\’ das RNA também faz isso, percorrendo e desaprendendo informações desnecessárias, e depois consolidando o que resta, ou seja, as coisas mais importantes.

Testes usando simulações validaram o resultado, mostrando que permitir que uma rede neural dormisse de vez em quando (usando o algoritmo correto) poderia apresentar melhor desempenho. Acreditamos que no processo de cognição, embora o aprendizado e a recuperação continuem cobrindo um papel crucial, dormir também é obrigatório para a inteligência artificial, como é para a biológica, disse Adriano Barra, matemático da Universidade de Salento.

Fonte: Galileu

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top