De acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos, o volume de consumidores que usa cartão de loja e de supermercados avançou de 25% em 2015 para 28% neste ano. Este é o maior patamar alcançado por esta modalidade em uma década. Em contrapartida, o percentual de usuários de cartão de crédito caiu de 42% no ano passado para 40% em 2016.
Entre as razões apontadas para este movimento estão o cenário de juros altos e a maior restrição nas concessões de crédito. Além disso, os chamados cartões private label, como também são conhecidos estes plásticos, foram citados como melhores em outros critérios. Cerca de 30% dos consumidores entrevistados disseram priorizar a rapidez na aprovação e outros 30% atribuiram a escolha ao valor das parcelas. O cartão de loja costuma proporcionar justamente a aprovação imediata de crédito e ainda possibilita esticar mais o prazo de pagamento, o que acaba diminuindo o valor das parcelas. Outro motivo apontado foi a taxa de juros menor.
Embora o uso do cartão de loja tenha aumentado no último ano, a fatia de inadimplentes nessa modalidade de crédito recuou. Segundo dados da Boa Vista SCPC, o cartão de loja era a origem de 6% da inadimplência em junho deste ano, ante uma fatia de 9% do total de inadimplentes em junho de 2015.